Kombi Kustom 73: O veículo mais antigo em produção é “Made in Brazil”

Comprou a perua uma vez, mas o vendedor se arrependeu do negócio e desfizeram. Quatro anos depois a adquiriu novamente
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Kombi Kustom 73: O veículo mais antigo em produção é “Made in Brazil”
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Bairro do Belém em São Paulo. “Olhei. Era feinho o carro, mas senti que tinha de ser meu.” Assim começa a conversa do Portal Antigo Motors com o proprietário desta Kombi modernosa. Comprou a perua uma vez, mas o vendedor se arrependeu do negócio e desfizeram. Quatro anos depois a adquiriu novamente. “Era a vida do cara, foi o segundo dono, trabalhava de carreto e até peixe transportou. Agora ela tem vida de rainha”, brinca.

Por mais sonoro e agradável que pareça, o nome Kombi não nasceu de um esperto marqueteiro, mas sim da abreviação de “komibinationfahzeug”, ou, em tradução livre do alemão, “veículo multiuso”. A ideia partiu de Bem Pon, um importador Volkswagen holandês, inspirado em um carro usado por seus funcionários para transportar peças no interior da empresa.

Baseado na plataforma do projeto Typ1, nosso conhecido Fusca, surge a primeira minivan do mundo, o projeto Typ2. A escolha foi feita pela praticidade, a partir da estrutura separada, e não monobloco comum à época, e passou a ser fabricada no início da década de 1950.

O Brasil foi a 3ª unidade Volkswagen no mundo e, em 1953, já produz a perua. Com a evolução do modelo, adota chassi próprio, embora compreenda apenas 21 centímetros a mais que o sedan. Verdade, a carroceria em formato “pão de forma” engana para mais.

O jornalista Portuga Tavares, em entrevista ao Portal Antigo Motors , afirma “dá para falar sem medo, até beirada dos anos 2000 não havia uma concorrente a altura da Kombi em termos de preço e espaço”. Hoje opções mais modernas e formas acessíveis de financiamento mudaram a hegemonia do segmento. “A mudança tem proporcionado ao modelo certo status entre admiradores que tem mantido belos exemplares como itens de coleção”, pontua um dos autores do livro “Kombi”, da série “Clássicos do Brasil”, Editora Alaúde.

Antes da restauração que levou um ano, o veículo estava judiado. Cuidado nenhum com a lata. “As portas eram fechadas com trinco de portão”, relembra o proprietário. A mecânica, reconhecidamente das mais simples, era a menos prejudicada.

O apaixonado por carros antigos tem outros clássicos na garagem. Confessa que se envolveu bastante nesse projeto para seguir uma linha de veículos personalizados limpa. “Esse belo azul da carroceria vem do Vectra GTX e desde o começo do projeto sabia que a cor é que daria vida ao projeto”, admite. Pintada e envernizada por baixo, comenta o quanto investiu no capricho para fazer o projeto.

Quanto à mecânica, preferiu manter boa parte original, como câmbio, caixa de redução, motor 1600, embora tenha colocado injeção eletrônica. Agora a suspenção... “todos os meus carros são baixos, não tem jeito”, confessa o proprietário ao Portal Antigo Motors . E não é que lhe caiu bem o estilo? Para completar, estofamento caramelo claro em couro seguindo o padrão original das linhas da costura.

Como se diz: “tudo cabe numa Kombi”, sejam pessoas ou coisas, e esse talvez seja o segredo do sucesso. A pequena perua está na moda, principalmente na Europa, onde é vendida por expressivos valores, com todo o clima retrô que suas linhas carregam.

Mas os méritos da Kombi “Made in Brazil” são outros: é o veículo mais antigo em produção. Passou a ser fabricado no país 2 anos depois do resto do mundo e estamos na ativa até hoje. Ainda, são nossos os últimos motores boxer produzidos no mundo, correspondentes a Série Prata da perua as 200 últimas unidades.

“Se parar para pensar, a Volks e a Porsche são o que são hoje por causa desse motor”, diz Portuga. “E veja que maluco, quando íamos pensar que a Kombi e a Porsche tem lá seu grau de parentesco?” brinca.

Agradecimentos a João e Ana, proprietários da Kombi, e ao jornalista Portuga Tavares.

Outras fotos exclusivas no Portal Antigo Motors www.antigomotors.com.br 



Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

Gosta de furgões ou vans?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Volkswagen Kombi

Fiat Ducato

Renault Trafic

Hyundai H100

Kia Besta

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors