Lamborghini Turbo projetada há 40 anos reaparece

V12 com dois turbos é capaz de gerar 757 cv

  1. Home
  2. Notícias
  3. Lamborghini Turbo projetada há 40 anos reaparece
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os jovens adultos que hoje estão na casa dos 40 anos certamente já admiraram o Lamborghini Countach. O modelo é um dos mais icônicos da marca até hoje. Apesar de ter sido lançado em 1974, o modelo se encaixava perfeitamente no estilo de carro dos anos 1980. Década em que os desenhos ousados eram cultuados. Rodas, bodykits e muitas outras personalizações eram possíveis.

icon photo
Legenda: Countach Lp500 S Twin Turbo 600
Crédito: Divulgação

Empresas como Koenig, Rulf, Gemballa, AMG e Lorinser criaram ícones eternos entre os carros mais rápidos, como o Porsche 911 Turbo, Mercedes-Benz SEC, BMW Série 6 e até mesmo a Ferrari Testarossa. Todos eram modificados para ficarem mais baixos e parecerem mais largos. Era a tendência da época.

No entanto, mesmo em meio a tantas empresas de modificação, poucos ousaram alterar algo no Lamborghini Countach. Exceto Max Bobnar. Bobnar era distribuidor da própria marca italiana na Suíça e idealizou dois protótipos Twin Turbo Coutach. Ambos foram desenvolvidos pelo engenheiro Frazn Albert no inicio dos anos 1980.

Assim, há quase 40 anos, surgiam os primeiros Lamborghinis Turbo de toda a história. Algo que até hoje a marca descarta para seus supermodelos. As unidades ficaram famosas. Um deles é um Black 5000S que se sabia o lugar de repouso: uma coleção na Alemanha. Mas a unidade Red Metallic Low Body LP400S estava desaparecida.

 Lamborghini Countach Turbo Lp400 S
Legenda: Lamborghini Countach Turbo Lp400 S
Crédito: Divulgação

Estava. A Curated, especializada em carros clássicos, encontrou o modelo em Nevada, nos Estados Unidos. Para a surpresa de muitos, o modelo é praticamente uma cápsula do tempo de volta à década de 1980. O exterior permanece com a pintura original e com a única modificação: o grafismo "TURBO" na saia lateral. Há pneus Pirelli P7R e cintos de corrida originais do carro.

A adaptação no motor também está lá: dois turbocompressores com sistema de pressão variável capazes de fazer o superesportivo chegar aos 757 cv de potência!

icon photo
Legenda: Lamborghini Countach Turbo LP400 S
Crédito: Divulgação

Adotando a potência mais baixa, o V12 entrega "apenas" 520 cv, ou seja, 145 cv a mais que os 375 originais. Na pressão mais alta (1,5 bar) o touro é liberto e a potência total fica acima de um Dodge Challenger SRT Hellcat, por exemplo. Os 757 cv também representam 57 cv a mais que o Aventador original de fábrica.

O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é traseira. No modo mais potente, o Countach Twin Turbo S é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e chegar aos 360 km/h.

A Curated ainda está em negociação com o verdadeiro dono para tentar vender o raríssimo Lamborghini Turbo, que está com 22 mil quilômetros rodados.

 Lamborghini Countach Turbo Lp400 S Low Body 13 Of 14
Legenda: Lamborghini Countach Turbo Lp400 S Low Body 13 Of 14
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors