Oldsmobile Curved Dash: um dos primeiros do mundo

Carro usou peças de diversos fornecedores. Partes dos motores eram fabricadas pelos irmãos Dodge e a transmissão era da Cadillac
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Rodrigo Samy
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- Um dos carros mais antigos da história é o Oldsmobile Curved Dash Runabout. Ele foi o primeiro automóvel a ser produzido em série no mundo. Ao todo, 425 exemplares foram fabricados no ano de estréia, em 1897.

Uma das características do Curved Dash era que ele utiliza peças de diversos fornecedores. Partes dos motores eram fabricadas pelos irmãos Dodge e a transmissão era da Leland & Faulconer, mais tarde o futuro fundador da Cadillac e da Lincoln.

Um incêndio nas instalações da empresa levou Ransom Eli Olds a cancelar a fabricação de todos os modelos da linha de montagem, exceto a do Curved Dash, em 1902, que passou a levar o nome Oldsmobile.

No mesmo ano, a produção deu um salto para 2.500 carros. Em 1903 pulou para quase 4.000, e em mais um ano conseguiu atingir a marca de 5.000. O maior fabricante da Europa, a De Dion-Bouton, produzia cerca de 1.200 carros por ano. A simplicidade e confiabilidade, aliada a um desenho charmoso para os padrões da época, rendeu a receita de sucesso para a Oldsmobile.

O nome do carro se deve ao formato curvo do apoio para os pés. A manivela de partida era instalada na lateral do banco. A carroceria confeccionada em madeira dava um certo charme ao veículo. O sistema de suspensão era de feixes de molas longitudinais nos eixos, além de rodas de 28 polegadas, feitas em madeira. Ao contrário dos carros atuais, o Curved Dash vinha equipado com uma espécie de timão, em vez de volante para ser guiado. O modelo custava U$ 650,00, o que caracterizou o preço mais baixo do mercado na época.

Outra vantagem para atrair o público foi o artifício da publicidade de comparar o veículo com cavalos, em vez de outros carros. Isto atraiu muita gente que nunca havia usado um automóvel. Equipado com um motor de um cilindro horizontal refrigerado a água, com cilindrada de 1,6 litro, obtida com 139,7 mm de diâmetro por 152,4 mm de curso, o carro rendia a potência de 4 cv a 500 rpm e usava um câmbio planetário de duas marchas com tração traseira. Chegava a marca incrível de 40 km/h e fazia cerca de 10 km/l de gasolina. O sistema de frenagem era acionado nas rodas traseiras e no diferencial.

O último Curved Dash foi produzido em 1907. Em meio a uma das maiores crises financeiras da história, em 1908, a Oldsmobile entrou para o hall das marcas que formaram a General Motors.

Para ver um exemplar do carro

Para conhecer pessoalmente esta, e outras raridades do acervo, o visitante deve procurar o Museu da Tecnologia, na ULBRA, em Canoas, Rio Grande do Sul. De terça a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 15. Alunos da ULBRA não pagam, estudantes com carteirinha e idosos pagam R$ 7,50.

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