Os carros de polícia mais legais no Brasil

Conheça modelos esportivos, SUVs de luxo e até muscle cars que servem ou serviram a diferentes corporações

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Os carros de polícia mais legais no Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros esportivos ou de luxo também servem para perseguir criminosos. Muitas polícias no Brasil já usam modelos "diferentes" como veículos oficiais. Tem Porsche, BMW, Mercedes e até muscle cars, como Camaro e Challenger. Veja os carros de polícia mais legais no Brasil

Chevrolet Camaro - Polícia Civil (RS)

Camaro Polícia Civil Rs Passo Fundo B
icon photo
Legenda: Camaro é um dos carros de polícia usados em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul
Crédito: Divulgação

O Camaro foi apreendido em uma operação da Polícia Civil gaúcha. Foi comprado com dinheiro ilícito e autorizado pela Justiça para ser usado pela corporação. Adivinhe qual era a cor do esportivo da Chevrolet? Ganha um doce quem, respondeu "amarelo" antes de virar um dos carros de polícia.

Camaro Polícia Civil Rs Passo Fundo
icon photo
Legenda: O Camaro era... amarelo e foi apreendido em uma operação policial. Depois, passou a combater o crime organizado
Crédito: Divulgação

Depois, o veículo foi adesivado com as cores e emblemas da Polícia Civil. E passou a integrar as operações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na cidade de Passo Fundo.

Dodge Challenger - Polícia Rodoviária Federal

Dodge Challenger Da Prf 1
icon photo
Legenda: O Dodge Challenger R/T era de um traficante e agora serve a PRF
Crédito: Divulgação

Esse Dodge Challenger R/T foi apreendido de um traficante de drogas e a Justiça autorizou o uso dos 372 cv do muscle car pela Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu (PR) - até que o processo fosse concluído. Segundo a corporação, como foi cedido temporariamente, o carro - que ficou dois anos pegando poeira em um depósito - é utilizado prioritariamente em ações educativas da PRF.

Porsche Cayenne e Chevrolet Camaro - PM de Santa Catarina

icon photo
Legenda: Outro Camaro entre os carros de polícia, desta vez servindo a PM catarinense
Crédito: Divulgação

Balneário Camboriú (SC) é conhecida por ter um dos metros quadrados mais valorizados do país. E também por ter viaturas policiais bastante peculiares e luxuosas. A PM de Santa Catarina mantém no batalhão que serve a cidade um Porsche Cayenne e um Chevrolet Camaro.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne: PM de Santa Catarina fez concurso para que população pudesse dar uma volta no SUV de luxo

Os modelos foram apreendidos em operações e a Justiça autorizou o uso dos veículos pelas autoridades policias. A PM até fez um sorteio, em dezembro de 2019, para que a população pudesse dar uma volta nos carros - ainda tem um Mercedes-Benz C63 AMG.

Range Rover Evoque - Polícia Civil de Goiás

icon photo
Legenda: Range Rover Evoque da Polícia Civil goiana era de um traficante e passou a combater o tráfico de drogas
Crédito: Reprodução TV Globo

Um Range Rover Evoque foi utilizado pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil de Goiás. O luxuoso SUV da Land Rover era de um traficante que foi preso pela corporação, em 2014. Passou a participar de operações no combate ao tráfico de drogas.

BMW X6 e Série 3 - Brigada Militar do Rio Grande do Sul

icon photo
Legenda: BMW Série 3 da Brigada Militar gaúcha é um dos automóveis da marca alemã usados no Vale dos Sinos
Crédito: Divulgação

A região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, tem uma frota invejável de viaturas policiais. São três modelos da BMW que servem às cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. Além do utilitário X6, a Brigada Militar gaúcha usa na região dois Série 3: um 320i e um 318i.

icon photo
Legenda: X6 e Série 3: carros de polícia são estratégicos em operação para reforçar a sensação de segurança
Crédito: Reprodução

Os veículos foram apreendidos em operações contra o tráfico de drogas. Posteriormente, foram cedidos à corporação como parte da "Operação Visibilidade", na qual os PMs e as viaturas ficam em pontos estratégicos da cidade ou em eventos para reforçar a sensação de segurança.

Mercedes-Benz CLS - Polícia Civil do Rio Grande do Sul

icon photo
Legenda: O Mercedes CLS da Polícia Civil gaúcha: foi modelo da nova identidade visual da corporação, mas hoje está parado
Crédito: Divulgação

Esse CLS 500 serviu até de modelo para a nova identidade da Polícia Civil gaúcha, em 2017, com toda pompa na apresentação. O modelo foi apreendido em uma operação contra o tráfico internacional de drogas e foi adesivado com os emblemas da corporação.

Porém, o cupê quatro portas foi encostado logo depois. Inicialmente porque a autorização judicial para uso pela polícia havia expirado. Para complicar, o CLS tem problemas de documentação e está com defeito nos freios: o orçamento para o reparo, na época, ficou em R$ 8 mil.

 

Comentários