Os primeiros carros japoneses no Brasil

Importados do outro lado do mundo, modelos chegaram em massa no início da década de 1990

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Os primeiros carros japoneses no Brasil
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Onipresentes no trânsito brasileiro, os carros produzidos por marcas japonesas são um sucesso no Brasil. Sinônimos de robustez e confiabilidade, os modelos já não são importados diretamente do Japão, mas continuam com o "DNA oriental".

No dia em que se comemora os 112 anos da imigração nipônica para o nosso país, selecionamos os primeiros carros japoneses no Brasil, que chegaram por aqui na retomada das importações de veículos, no começo da década de 1990. Confira!

Suzuki

Suzuki Swift Gti 700x525
icon photo
Legenda: Levíssimo, o Suzuki Swift tinha até uma versão esportiva GTI e foi um dos primeiros carros japoneses no Brasil

A Suzuki abriu os trabalhos em 1991 e foi a primeira a trazer os carros japoneses para o Brasil. Os pioneiros modelos importados do país oriental foram o hatch Swift e o utilitário esportivo Vitara.

Nissan

Nissanpathfinder
icon photo
Legenda: O Pathfinder foi um dos primeiros Nissan a chegar no Brasil
Crédito: Divulgação

A Nissan também não perdeu tempo e trouxe logo três modelos de uma vez, em 1991. Os sedãs Máxima e Sentra, além do utilitário Pathfinder.

Mitsubishi

Cables De Acelerador Mitsubishi L200 Nuevo Original D Nq Np 977003 Mla32902806402 112019 F
icon photo
Legenda: Esse era o desenho da Mitsubishi L200 quando ela foi lançada no Brasil, no início da década de 1990
Crédito: Divulgação

O primeiro carro japonês no Brasil a ser comercializado pela Mitsubishi continua à venda até hoje. Trata-se da picape L200. Posteriormente, a marca trouxe o utilitário Pajero Full.

Toyota

icon photo
Legenda: O sedã médio-grande Toyota Camry quando chegou ao Brasil tinha esse visual
Crédito: Reprodução

A escolha de trazer logo de cara dois sedãs para o país deu certo para Toyota. Se o Camry não se tornou um sucesso de vendas, o Corolla virou referência no segmento três-volumes. De qualquer forma, estão entre os pioneiros carros japoneses no Brasil.

Honda

icon photo
Legenda: Design classudo do Accord está presente desde a primeira geração que veio para o país
Crédito: Divulgação

A Honda também apostou em um sedã, mas não foi o Civic. O primeiro carro a desembarcar no Brasil foi o Accord. Depois vieram a linha Civic, a minivan Odyssey e o cupê Prelude.

Subaru

icon photo
Legenda: Visual diferente e arrojado era característico do Subaru SVX, um dos primeiros carros japoneses no Brasil
Crédito: Divulgação

Menos popular que as marcas anteriores, a Subaru também foi a responsável pelos primórdios dos carros japoneses no Brasil na década de 1990. A marca trouxe o sedã Legacy e o esportivo SVX.

Mazda

icon photo
Legenda: O Mazda MX-5 é um dos carros japoneses no Brasil mais simpáticos e emblemáticos
Crédito: Reprodução

Apesar de não estar mais oficialmente no Brasil, a Mazda entrou no mercado nacional na reabertura das importações e ficou por aqui até o início dos anos 2000. Sua gama de opções, inclusive, era a mais extensa, com MX-3, MX-5, 626 e Protegé.

Daihatsu

icon photo
Legenda: O pequenino SUV Daihatsu Terios era bacana, mas não caiu no gosto dos brasileiros

Outra marca que trouxe os primeiros carros japoneses no Brasil e saiu oficialmente do país, a Daihatsu - divisão da Toyota - tentou fazer sucesso por aqui com o SUV compacto Terios e o pequenino Cuore.

Comentários