Preferência pela cor do carro fica parecida em todo o mundo

Prata, preto e branco vencem diferenças sociais e culturais, diz pesquisa
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Preferência pela cor do carro fica parecida em todo o mundo
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A globalização chegou à escolha da cor do veículo. De acordo com o 57º relatório anual da DuPont, uma das maiores fabricantes de tintas automotivas do mundo, sobre a popularidade das cores automotiva, as cores prata, preta e branca já lideram a preferência mundial. O relatório é um diagnóstico das tendências de mercado. Se a indústria automobilística se basear nele para pensar sua paleta de cores para o futuro, em breve enxergaremos as ruas e avenidas como um filme em preto e branco.

O fácil acesso à informação seria um dos fatores para criar um padrão mundial. “Os carros escolhidos para aparecer em revistas, sites e filmes acabam popularizando suas cores”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute e autora do blog Eisemancolorblog.com.

"A indústria automobilística é um negócio cada vez mais global. Informações sobre a preferência das cores de modo regional e global são de vital importância para os designers da área. É essencial prever as tendências com três anos de antecedência, devido ao tempo necessário para se desenvolver um veículo”, explica Nancy Lockhart, gerente de marketing de cores da DuPont OEM Performance Coatings.

Segundo Lockhart, embora as diferenças regionais ainda apareçam no resultado da pesquisa, as tendências globais são inequívocas. "A preferência pelas cores pode variar de ano para ano, influenciada por uma série de fatores como tamanho do veículo, economia além de questões culturais, sociais e demográficas”.

Nos Estados Unidos, o branco lidera com 17,8%. O preto vem em segundo, com 17%; e o prata em terceiro, com 16,7%. O vermelho e azul continuam populares entre os norte-americanos, passando de 11% em 2006 para 12% em 2009.

O preto lidera as preferências na Europa 27%, seguido pelo prata 19,9% e pelo branco 10,2%. O Japão segue a tendência dos americanos e europeus. Branco lidera, com 28%; prata e preto empatam, com 23%. Já no mercado chinês há flutuações na preferência. Prata subiu quatro pontos e tem a liderança, com 36%; o preto caiu oito pontos, ficando com o segundo lugar 23%.

Índia e Rússia também entraram na onda da uniformização, mas com alguma resistência. Na terra do Tata, o prata vence com 26,4%, branco 23,4%, vermelho 16,1% e azul 10,9% com as cores restantes tendo cada uma 6% do mercado. No ranking russo, o prata também é lider 23,4%, seguido pelo verde 18,2 %, preto 16,7%, azul 15,5% e vermelho 10,8%.

No Brasil, segundo reportagem do WebMotors, as cores menos rejeitadas na hora da revenda e, portanto, as preferidas, são: prata, cinza e preto.

As 10 cores mais populares no planeta:

1. Prata – 25%
2. Preto – 23%
3. Branco – 16%
4. Cinza – 13%
5. Azul – 9%
6. Vermelho – 8%
7. Castanho/Bege – 4%
8. Verde – 1%
9. Amarelo/Ouro – 1%
10. outras – 1%

_________________

Twitter
_________________


Gosta de carros de bom preço?


Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0


Leia também

Confira resultado da pesquisa Dupont em 2008

Veja a melhor cor para o seu carro

Cor de preferência pode revelar aspectos da personalidade do motorista

Astrologia e a cor do seu veículo

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors