Quantos BMW valem o lucro de uma Ferrari?

Levantamento mostra margem de lucro das montadoras usando como referência a receita da mítica marca italiana

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Quantos BMW valem o lucro de uma Ferrari?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um gráfico interessante que tem rodado pelo Twitter, divulgado pelo perfil @carindustryanalysis, mostra a diferença entre as margens de lucro de diferentes fabricantes, revelada de forma criativa e fácil de entender.

É claro que a Ferrari produz muito menos unidades do que as marcas da lista, mas esse gráfico serve para entendemos claramente como o preço final do carro não é diretamente proporcional ao custo.

Além disso, o gráfico também mostra a eficiência de algumas empresas. Por exemplo: a Mercedes precisa vender mais que o dobro de carros que a BMW para obter o mesmo lucro - apesar de ambas serem consideradas do segmento "premium" e terem preços relativamente semelhantes.

Gráfico dos lucros
icon photo
Legenda: Gráfico mostra a margem de lucro das montadoras
Crédito: @carindustryanalysis

Da forma como se vê, parece que a Ferrari é quase uma fábrica de dinheiro. Também é notável que, entre as marcas que aparecem no estudo, a Toyota parece ser muito eficiente, uma vez que 44 unidades são equivalentes a uma da Ferrari - mesmo sendo uma das marcas mais vendidas do mundo.

Nesse quesito, a propósito, Nissan e Toyota também são marcas com preços e foco semelhantes. Só que a primeira exige muito mais unidades fabricadas e vendidas para gerar o mesmo lucro.

Outro fabricante que parece bem posicionado é a Volkswagen, embora não esteja totalmente claro se o gráfico se refere a todo o Grupo VW - incluindo suas divisões premium, como Bentley, Lamborghini, Bugatti e Audi -, ou se é apenas a Volkswagen como marca própria.

Por fim, a ausência da Tesla é surpreendente. Embora entendamos que, se tivesse aparecido, não estaria muito bem posicionad - pois comenta-se que suas operações não são eficientes e que até poucos meses atrás eles perdiam dinheiro com cada carro que era produzido e vendido.

Comentários