Raios que o parta! Os perigos que o tempo traz

Quais as chances de sermos atingidos por um raio dentro do carro ou na moto?
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Raios que o parta! Os perigos que o tempo traz
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As enchentes não são as únicas a assustar os motoristas durante uma tempestade. Raios e trovões também podem provocar pânico em quem é surpreendido por eles em pleno trânsito.

O medo é justificado; afinal, ser atingido por um raio pode ter conseqüências fatais, causar queimaduras, danos no coração, pulmões, sistema nervoso e em outras partes do corpo.

Mas quais são as probabilidades de um raio atingir os ocupantes de um carro, moto ou bicicleta?

Para esclarecer esta e outras dúvidas, entrevistamos o mestre em energia pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo USP, Cláudio H. Furukawa, que também ensina como evitar o perigo.

No carro

Dentro de um carro – que não seja conversível – o risco de ocorrer uma descarga elétrica é muito pequeno, pois o carro funciona como uma blindagem eletrostática, também chamada de "gaiola de Faraday".

Como a lataria do automóvel é feita de metal que conduz melhor a eletricidade, caso haja uma descarga elétrica ela tende a percorrer uma trajetória de menor resistência através do metal, evitando passar por dentro do carro.

Carros conversíveis e os que não possuem carcaça de metal devem evitar locais descampados em dias de tempestade ou nas proximidades de nuvens carregadas.

O mesmo ocorre com os aviões em dias de tempestade. O risco maior é de que a descarga elétrica cause algum tipo de pane nos instrumentos ou no motor, o que, no caso de uma aeronave, pode ser catastrófico. Por isso, os aviões evitam fazer pousos ou decolagens quando existem nuvens carregadas em cima de aeroportos.

Na moto

O risco é maior no caso de uma moto, pois não há a blindagem metálica em cima da cabeça do motociclista. Nesse caso, também é melhor evitar locais descampados próximos de nuvens carregadas. O melhor é descer da moto e procurar um abrigo seguro.

Como não correr riscos

Durante uma tempestade, se estivermos dentro de um carro de carcaça metálica, estaremos mais seguros do que fora dele. Mas é preciso se lembrar de que não devemos ficar com os braços e cabeça para fora ou com alguma parte do corpo em contato com a parte metálica da carroceria. Como os bancos e o volante estão bem isolados eletricamente, praticamente não há riscos dentro dele.

O perigo das árvores

As árvores mais altas estão mais sujeitas às descargas elétricas, pois, em geral, elas estão próximas de nuvens carregadas. A eletricidade sempre tende a percorrer um caminho mais curto ou de menor resistência. Em dias de chuva, não só as árvores atraem mais os raios, mas qualquer outra estrutura alta, como quiosques que não tenham pára-raios instalados. O pára-raios nada mais é do que uma ponta de metal instalada em um local alto e ligada à terra por um fio condutor.

Outros perigos

Quando houver nuvens carregadas nas proximidades não é preciso necessariamente que esteja chovendo!, é melhor evitar ficar debaixo de árvores, quiosques, antenas, postes etc. que não tenham pára-raios para proteção. Caso haja uma descarga nestes locais, a grande quantidade de corrente elétrica passando por estas estruturas pode causar grande aquecimento, provocando uma “explosão”, que chamamos de trovão barulho causado por uma descarga.

Além disso, parte da descarga poderá passar pela pessoa que estiver perto, o que pode causar desde um pequeno choque até paradas cardíacas ou respiratórias, além de grandes queimaduras.

Leia também:

Veja aqui dicas contra enchentes

Trânsitos da vida – aja com sabedoria nos congestionamentos de 2007

Pé na estrada – dicas para uma viagem segura

Direção sob prescrição médica

Barulhinho bom? Ouvir rádio no carro nem sempre é benéfico
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors