Ranchero Harley-Davidson: um antigo customizado

A picape Ranchero é tida como o primeiro carro pós-guerra a associar o conforto de um sedan com a carroceria de um carro
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Ranchero Harley-Davidson: um antigo customizado
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


De veículo de trabalho à presença Vip, eis a síntese da história desta Ford Ranchero 1978. Encontrada encostada na fazenda de um amigo, o atual proprietário investiu no sonho de restaurá-la e o destino apontou os caminhos que a transformou no diferencial da inauguração da ABA Harley Davidson, em São Paulo.

A picape Ranchero é tida como o primeiro carro pós-guerra a associar o conforto de um sedan com a carroceria de um carro de trabalho leve. “Inicialmente usou a plataforma Ford 1957, também presente no Fairlane, Skyliner, Galaxie e Curier, contemporâneos ao seu lançamento. Era um novo conceito para dois ocupantes: conforto, mecânica resistente e uma caçamba”, contextualiza pesquisadora Antigo Motors. De entrada, duas opções. Uma básica para o trabalho e outra quase urbana que poderia vir com todos os acessórios do Fairlane.

Ao longo dos anos houve sete gerações do modelo que incluíam mudanças de carroceria, chassi e mecânica. As variações são perceptíveis no tamanho do veículo e na sua dianteira. Pois foi adaptada para usar a mesma plataforma do Torino, do Thunderbird e depois do LTD II, por exemplo. Já a sua frente, horas eram angulosas, outras retas ou ainda sobressalentes. Entrou no circuito dos muscle cars em 1967, porém sofreu com a pressão do controle de emissão de gases e a crise do petróleo, deixando de ser fabricada em 1979.

Quanto a este exemplar de 1978, o atual proprietário costumava brincar com o amigo “Um dia esse carro vai ser meu”, disse. Até que chegou esse dia. Estava na mesma família há uns 40 anos e foi um carro de trabalho que carregava pouca coisa, o que colaborou na preservação da unidade. “O carro antigo vale pelo o que ele já fez”, analisa. A estrutura do veículo estava boa, sem ponto de ferrugem. E mãos na graxa! Pois prefere os automóveis customizados.

A inspiração para o projeto do carro antigo surgiu numa viagem. “Vi uma Ranchero azul de faixas foscas com uma moto em cima. Fiquei louco! Resolvi fazer o mesmo com a minha, só que inverso”, conta ao :Antigo Motors. O carro nasceu azul com interior vermelho, tom que foi mantido, porém em couro. Na customização o adesivo preto que reveste a carroceria, ganhou pintura das faixas vivas em laranja, fazendo a referência à marca Harley Davidson. Assim como outros detalhes internos e externos.

Para o uso constante do veículo, itens mecânicos também foram modernizados como direção hidráulica, bomba elétrica, entre outros. “É um carro macio, confortável para o dia-a-dia. Mecânica Ford V8 é forte, confiável” reflete o proprietário que usa o exemplar durante a semana além dos momentos de lazer.

Tanto a Ford como a Harley Davidson foram criadas em 1901. Porém uma parceria oficial entre elas só foi estabelecida em 1999, com edições especiais de picapes robustas. Portanto esta Rancheiro é uma criação única. “Ficou fantástica. Remete a uma época clássica, tem tudo a ver com a marca e associou ao estilo de vida que o cliente Harley Davidson tem como essência” diz o responsável da loja ao : portal Antigo Motors. E alguém duvida?

Agradecimentos a ABA Harley Davidson (www.abahd.com.br) e Casarini Sea Doo (www.casarini.com.br).

Mais fotos podem ser vistas no portal Antigo Motors ou na sua página no facebook (www.facebook.com/antigomotors )



Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors