Range Rover sobe escadaria de 999 degraus na China

Versão Sport híbrida é primeiro SUV a chegar no topo de um dos pontos turísticos mais famosos do país asiático

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Range Rover sobe escadaria de 999 degraus na China
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O marketing das montadoras volta e meia inventa um recorde para divulgar as características de um determinado modelo.  Foi assim no ano passado com o Jaguar E-Pace, apresentado executando uma acrobacia no ar.

A Land Rover, que pertence ao mesmo grupo automotivo, colocou o Range Rover Sport PHEV, híbrido plug-in, para percorrer os 11,3 km da Tianmen Mountain Road, também conhecida como Estrada do Dragão, na China, e na sequência subir uma escadaria de 999 degraus até o arco de pedra natural Heaven's Gate, um ponto famoso turístico local. A marca anuncia que se trata do primeiro SUV a chegar no topo.

Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Crédito: Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O desafio foi cumprido pelo piloto Ho-Pin Tung, da equipe Panasonic Jaguar Racing, que levou cerca de 20 minutos para vencer as 99 curvas da estrada sinuosa, acelerando o Range Rover híbrido ajustado no modo Dinâmico - o seletor Terrain Response ajusta as suspensões, o motor, o volante e o câmbio de acordo com diferentes estilos de condução. No caso, o piloto escolheu o mais esportivo.

Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Crédito: Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
toggle button

No pé da escadaria, que tem inclinação de 45 graus, Ho-Pin Tung ajustou o Terrain Response para maior tração e chegou ao topo (confira no vídeo abaixo).

O Range Rover Sport PHEV combina o motor 2.0 turbo Ingenium a gasolina com outro, elétrico, para render 404 cv de potência e 65,2 kgf.m de torque, com tração integral e transmissão automática de oito marchas. Uma das vantagens do trem de força híbrido é que o motor elétrico dá uma força extra inclusive nas arrancadas, com torque máximo quase instantâneo.

Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
Crédito: Land Rover Range Rover Sport PHEV híbrido plug-in China Heaven's Gate Recorde
toggle button

De acordo com a Land Rover, além de ser capaz de escalar 999 degraus de uma escadaria bem inclinada, o Range Rover Sport híbrido pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Nada mau para um carro que pesa 2.471 kg.

No modo 100% elétrico, a autonomia prometida das baterias, que são recarregadas na tomada, é de até 51 km. No híbrido, o consumo médio de gasolina anunciado pela Land Rover é de 35,7 km/l. Essa configuração ainda não é comercializada no Brasil.

Rrs 18my Dragonchallenge 120218 041
Rrs 18my Dragonchallenge 120218 041
Crédito: Divulgação
toggle button

O recorde na China foi o último dos desafios encarados pelo Range Rover Sport PHEV, que já participou de uma corrida contra uma nadadora e um atleta de alta resistência, de uma escalada recorde em Pikes Peak, nos Estados Unidos, de uma corrida no deserto na Península Arábica e da descida do Caminho do Inferno, na Suíça.

Comentários