Réplica perfeita do Mercedes-Benz 300 SL é feita na Alemanha

Modelos Gullwing e Roadster serão fabricados pela empresa Gullwing GmbH; aparência nostálgica esconde mecânica moderna, ar-condicionado, ABS...
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Réplica perfeita do Mercedes-Benz 300 SL é feita na Alemanha
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Olhe bem para as fotos desta matéria e responda: este é ou não um Mercedes-Benz 300 SL, o chamado Asa-de-Gaivota? Como essa reportagem fala de carros antigos, você poderia imaginar que sim, que é um modelo original, mas não é. Esse carro, chamado de Gullwing, está novo em folha, o que não se deve a um perfeito trabalho de conservação, mas sim ao fato de ele ter acabado de sair de sua fábrica, em Heyda, na Alemanha. Trata-se da réplica mais perfeita do mundo do famoso carro da Mercedes-Benz. Melhor do que isso: com mecânica moderna, assinada pela AMG.

“O Gullwing é equipado com o motor Mercedes-Benz V8 mais moderno, com 5,5 litros e 405 cv em seu modelo standard. O motor é casado com a transmissão de sete marchas 7G-Tronic, que dá ao motorista a escolha de trocas de marchas automáticas ou por meio de borboletas atrás do volante”, disse ao WebMotors Jürgen Mohr, da Gullwing GmbH, que fabrica a réplica e outro modelo sobre o qual falamos recentemente, o AC Cobra Mk VI, em acordo com a britânica AC Cars.

Como se pode imaginar, equipar o Asa-de-Gaivota com um motor tão forte e diferente do original, um seis-cilindros em linha de 3 litros e 215 cv, o primeiro com injeção direta de combustível no mundo, não foi tarefa fácil. “Mudamos completamente o desenho do chassi e da suspensão para ele dar conta de até 650 cv e ser bom o suficiente para dar prazer a quem o dirigir em uma pista de corrida”, disse Mohr.

Apesar de visar uma performance tão alta para seus produtos, a Gullwing GmbH tem planos para outros produtos, todos em 2010, ano em que chega o Roadster, a versão sem capota do famoso esportivo alemão. Mas não só. “Para 2010 estamos programando também uma versão com motor V6 de 3,5 litros e 320 cv. Este motor poderá ser casado a uma transmissão manual, de seis marchas.” Esse modelo seria o mais fiel ao original, que era manual e tinha motor de seis cilindros. A Mercedes-Benz não fabrica mais motores a gasolina de seis cilindros em linha.

Os carros virão com o estilo do modelo original, mas sem a maior parte de suas falhas, como o interior que aquecia demais há ar-condicionado. A única que parece ter sobrado é o acesso ao interior, difícil, mas impossível de corrigir sob pena de descaracterizar o carro. Até o sistema de som, nostálgico, é moderno. Fabricado pela Becker, o aparelho Mexico tem estilo dos anos 1950, mas traz navegador, Bluetooth, comando de voz, alertas de velocidade máxima e até acesso à internet.

Quanto custa?

Quem quiser comprar uma unidade das réplicas da Gullwing GmbH precisa ser rápido, se não quiser esperar na fila ou, pelo menos, não quiser ficar em uma tão grande. Serão feitos apenas 30 carros por ano e cada veículo leva, hoje, de 10 meses a 18 meses para ser entregue. Cada um dos modelos com motor V8 custará 160 mil euros pouco mais de R$ 450 mil, ao câmbio de hoje, com impostos e todos os equipamentos incluídos. Porteira fechada, como se diz. O modelo com motor V6 será certamente mais barato. Achou caro? Então tente achar um Asa-de-Gaivota original...

“As vendas serão feitas todas pela Alemanha, mesmo, e eu sou a pessoa responsável por elas. Esperamos que os interessados faça sua reserva com um depósito de 50 mil euros pouco menos de R$ 150 mil, ao câmbio de hoje, mas apreciaríamos se as pessoas viessem nos visitar antes da compra, para estarem certas de que os carros são construídos de acordo com suas expectativas”, disse Mohr. Para quem puder fazer essa viagem, inclusive ao passado, o preço da passagem compensa.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de clássicos e de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Austin

Alfa Romeo

Americar réplicas

Bentley

Bianco

Chamonix réplica

DKW-Vemag

Dodge

Ferrari

Leia também:

Porsche 914, o Volkswagen-Porsche, faz 40 anos

Porsche 917, o maior carro de competição da história, celebra 40 anos

Tucker Cabrio, em unidade única, está à venda no eBay

Ferrari 250 TR deve bater o recorde de carro mais caro do mundo

Bugatti Type 57S Atalante esquecido na garagem vai a leilão

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors