Revelações Da Janela do carro

Fotógrafo oferece outro olhar para a aparente banalidade do trânsito
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Revelações Da Janela do carro
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

“Se a própria existência cotidiana lhe parecer pobre, não a acuse. Acuse a si mesmo, diga consigo que não é bastante poeta para extrair as suas riquezas. Para o criador, com efeito, não há pobreza nem lugar mesquinho e indiferente”, afirma o escritor Rainer Maria Rilke em “Cartas a um Jovem Poeta”. É justamente o que o fotógrafo Juca Rodrigues, editor do núcleo de fotografia das revistas IstoÉ Gente, Menu e Platinum, prova em seu recém-lançado site “Da Janela”. Ele usa o tempo escorrido dentro do carro para revelar poesia na aparente banalidade do trânsito.

“É preciso prestar atenção à vida”, diz Juca, que começou o projeto do site em agosto de 2009. “Claro que, às vezes, também fico nervoso no trânsito, mas a gente pode escolher prestar atenção às coisas boas”.

Bom conselho, afinal, de acordo com pesquisada realizada pela ONG Viva São Paulo em parceria com o Ibope, o paulistano passa em média de 2h43 dirigindo. Em 30 dias, são aproximadamente 73 horas observando a vida pela janela do carro. Da Janela de Juca esse tempo rendeu até o momento 50 fotografias.

As imagens divulgadas no site foram feitas com uma câmera semiprofissional, sem que o fotógrafo olhasse pelo visor. O internauta pode conferir as fotos sem cortes, reenquadramento ou edição de imagens.

Mais 50 fotografias estão sendo programadas para ir ao ar no próximo mês. Os planos do fotógrafo, entretanto, ultrapassam a paisagem paulistana. “Farei uma exposição itinerante na Livraria Cultura a partir de 5 de outubro. Depois, a ideia é fotografar em outros Estados e países”, revela. Espie lá: www.dajanela.com.br.


Twitter


Leia também:

Mandalas ajudam a recuperar harmonia perdida no trânsito

Dirigir do lado direito mostra a variedade de perspectivas

Harmonize seu carro de acordo com seu signo


Teste: quem você é na direção

Ver para crer: técnica simples antiestresse

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors