As rodas são partes importantes na construção da imagem do carro. Você pode passar a impressão de maior robustez ou esportividade de acordo com o design e a cor dos aros. Só que algumas delas se tornam verdadeiros itens de desejo.
Com isso, muitos fabricantes passaram a copiar o desenho dessas rodas. Vale lembrar que a "réplica" nem sempre é uma boa, uma vez que pode ser feita com material inferior e colocar em risco a sua segurança e dos demais. Confira abaixo cinco das rodas mais falsificadas no Brasil.
Lançada no Volkswagen Gol GTI, a roda se tornou desejada e passou a ser replicada em todo o Brasil. Até hoje é valorizada e considerada item essencial em personalização da linha “quadrada” do fabricante alemão. Por aí você encontrará desde unidades de 13 polegadas a 20 polegadas e equipando não só o compacto da VW.
Apesar de não terem nome específico, as rodas da versão R do Fiat Uno, aclamada pelos 92 cv do motor 1.6, também marcaram época. Seu desenho fugia do tradicional, tinha estilo retilíneo, com apenas quatro raios e contorno preto. Não é difícil encontrar réplicas em outros carros antigos ou em versões menos potentes do Uno.
Lançada em 1960, junto com a primeira geração do Porsche 911, as rodas Fuchs são as mais clássicas da lista. Em 2013 foram reeditadas para comemorar 50 anos do esportivo, mas o tradicional fundo preto com cinco raios perduram por décadas - e em carros não tão prestigiados.
Se a própria Ferrari F40 é um ícone do design, suas rodas não poderiam ser diferentes. As rodas estrelas foram amplamente desejadas nos anos 1990. Curiosamente, ela tem medidas diferentes: 8x17 na dianteira e 13x17 na traseira. A marca responsável pela criação era a Speedline.
Essas rodas sofrem tanto com pirataria quanto marcas esportivas como Nike e Adidas. Até versão com calota surgiu nos últimos anos. Ainda assim, no mundo das personalizações, são bem vistas. Além da pintura dourada, há versões pirateadas nas mais diversas cores.