Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Rolls Royce Park Ward 1930: Realeza em tamanho compacto, mas nem por isso menos sofisticado

O exemplar das fotos é um Park Ward 1930, que da mesma carroceria existem apenas 3 unidades no mundo
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Rolls Royce Park Ward 1930: Realeza em tamanho compacto, mas nem por isso menos sofisticado
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Conhecido como “a jóia da coroa”, Rolls Royce é aquele automóvel que mexe com os brios de qualquer ser. Pois é estar diante da nobreza inglesa, desfrutar do mesmo glamour que astros de cinema ou respirar ares dos mais refinados já dedicados a um veículo clássico. Sem contar a exclusividade. O exemplar das fotos é um Park Ward 1930, que da mesma carroceria existem apenas 3 unidades no mundo, e uma delas é esta que está disponível para importação de acordo com parceiro Antigo Motors.

A marca sempre foi referência em qualidade e luxo, desde o primeiro generoso modelo Silver Ghost, de 1906, feito pelos sócios Frcaptionick Henry Royce e Charles Stewart Rolls. Talvez um desses nunca seja identificado como carro antigo, porque é visto pelos entusiastas numa categoria diferenciada: a dos automóveis clássicos. Que englobam conceitos históricos, sociais, tecnológicos e de sofisticação que nortearam a trajetória da indústria automotiva.

Engana-se, porém, quem pensa que apenas veículos enormes saíram com a Dama Alada sobre o capô. A versão cupê, como o exemplar das fotos, era destinada especialmente aos consumidores norte-americanos como uma alternativa acessível no pós-Grande Depressão. O Rolls Royce Park Ward de 1930 é um 20/25hp, uma evolução do modelo 20hp fabricado até 1929. O especialista explica: “basicamente as mudanças foram o aumento da cilindrada de 3.699 para 3127cc, o motor de seis cilindros em linha e um cabeçote separado por válvulas, que operam por sistema de tuchos, e um virabrequim suportado por sete rolamentos”.

Como ocorria na época, a Rolls Royce fabricava o chassi com seu conjunto motriz e suspensões pré-montadas, além da tradicional grade do radiador em formato de templo grego adornando a parte superior. Cabia aos encarroçadores darem forma aos carros, aplicando os mais diversos estilos: de cupê à limusine. Este veículo recebeu carroceria Park Ward, uma das mais bem sucedidas empresas do segmento em larga escala, comprada pela Rolls Royce em 1938. “Seu encarroçamento foi feito em janeiro de 1931 e vendido ao primeiro proprietário sob o licenciamento de número HX2771, sendo esta a placa dianteira que o carro carrega até hoje” comenta parceiro do Antigo Motors e responsável pela importação do veículo.

Trata-se de um exemplar “matching numbers” chassi, conjunto motriz e carroceria originais, inclusive com relação aos componentes acessórios do motor. “Estamos obtendo a documentação da fábrica de quando o clássico foi produzido para atestar a originalidade das cores e padrões, embora acreditemos que esteja 98% original”, comenta o importador.

Há 10 anos foi minuciosamente restaurado e só na repintura foram gastos US$45.000, devido à preciosidade de usar materiais e técnica da época, perfazendo mais de 50 horas nesse processo. O carro atualmente pertence à Ruozzi Brothers Collection que o comprou do terceiro dono. A produção do modelo foi até 1936, num total de quase 3.827 chassis.

“Embora o Brasil não seja um país de tradição automotiva, comparado a outros, tem uma coisa maluca com carros”, diz especialista ao Antigo Motors. A importação de Rolls Royce é antiga e remonta à época dos Barões do Café e Fazendeiros de Gado de Leite, que investiam sem dó em automóveis raros e sofisticados, de procedência inglesa ou italiana. O que nos leva à questão da imigração europeia e à política café com leite, além de evidenciar os Rolls como símbolo de status e riqueza. Enfim, gerações depois algumas famílias abastadas ainda mantém esse costume e não raro, em grandes eventos, o público pode desfrutar dos ares da realeza.

Agradecimentos a Daniel Camargo da Exchange Motors, Ruozzi Brothers Collection e Alexandre Galindo.

Assista aos vídeos exclusivos do Rolls Royce Park Ward feitos por Ruozzi Brothers Collection no Portal Antigo Motors e curta a nossa página no Facebook.

Parte 01 - http://youtu.be/7e8kkR30v5s
Parte 02 - http://youtu.be/h8ZoXYo75eM
Parte 03 - http://youtu.be/xjOqS0lY_pc



Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors