Salão de Genebra faz resgate dos modelos já lançados por lá

Em sua 79ª edição, evento completou 100 anos em 2005. Veja 10 lançamentos que estrearam no evento suíço
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Salão de Genebra faz resgate dos modelos já lançados por lá
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Orgulhosamente a organização do Salão de Genebra separou os principais modelos que foram lançados por lá desde 1905, quando o evento se concretizou.

A próxima edição de Genebra será a 79ª. De acordo com os organizadores serão mostrados 85 novos modelos mundiais durante os dias 5 e 15 de março. O primeiro lançamento do Salão, em 1905, foi o de um modelo Clement, com partida efetuada por meio de manivela, roda de madeira e bancos em couro. No ano seguinte o carro de fabricação artesanal francesa já participava de provas de rally. O motor esbanjava 100 cv de potência máxima.

Outro lançamento que ganhou holofotes no Salão suíço foi o do Opel 4 de 12 cv de potência máxima. Ele foi exibido, em 1925, com um motor 4-cilindros em linha e uma caixa de transmissão com três velocidades. A velocidade máxima declarada era de 72 km/h.

Em 1927 a italiana Fiat mostrava o 509, um roadster equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 1,0 litro. Foi o primeiro grande sucesso da fabricante italiana, em 1929 a empresa lançou o Fiat 514 em substituição do apresentado em Genebra.

Em 1929 a Mercedes-Benz começava esbanjar potência e antecipava o modelo SSK, para ser lançado em 1930. O motor 6-cilindros de 7,1 litros despejava 225 cv de potência máxima e atingia 200 km/h.

Em 1937 era a fez do Fiat 500 Topolino chegar à suíça. O carro que foi fabricado até 1955 ganhou as ruas européias por causa do seu design despojado. Com apenas dois lugares, o Topolino tem 3,21 m de comprimento e 1,29 m de largura, fato que deu a ele o título de menor modelo do mundo durante muito tempo.
Em 1961 a fabricante inglesa lançava o Jaguar Type E. Um cupê equipado com motor de 3,8 litros e com 6 cilindros em linha. A alimentação era feita por três carburadores e a potência registrava 265 cv a 5.500 rpm. Transmissão manual de quatro velocidades e máxima de 241 km/h. A aceleração já era estupenda, 6,9 s para chegar aos 100 km/h.

Na próxima semana, quarta-feira, mostraremos outros resgates. Confira aqui!

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de clássicos e de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Austin

Alfa Romeo

Americar réplicas

Bentley

Bianco

Chamonix réplica

DKW-Vemag

Dodge

Ferrari

Leia também:

Preparadora russa Cardi transforma Porsche Cayenne em um Volga

Bugatti Type 57S Atalante esquecido na garagem vai a leilão

Irmãos Huet cumprem promessa e apresentam o HB Special

Único Miura Roadster do mundo será vendido na Suíça

Cadillac dos Caça-Fantasmas é colocado à venda no eBay

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors