Saudosa Kombi (lá na Europa...)

Modelo cinqüentenário ganha encontro de gerações na Europa; no Brasil o utilitário ainda é o mais vendido
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Saudosa Kombi (lá na Europa...)
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Seria até um pouco injusto parodiar a música “Saudosa Maloca”, do compositor Adoniran Barbosa. Mas a Kombi é um automóvel que está presente em todas as castas sociais deste Brasil. Colecionadores guardam o último modelo refrigerado a ar e saudosistas cuidam com todo carinho das edições com retrovisores cromados. Ela foi o símbolo da liberdade nos anos de 1970 e o ícone do trabalhador. Ela serve à família, está presente nos conventos, nas portas de escolas e, principalmente, nas feiras livres deste país. Na Europa a Vanfest 2008 Festa das Vans reuniu cinco gerações do veículo comercial que ganhou as ruas do mundo. Mas o movimento kombista não pára por aí. Em setembro está programada uma reunião com 8.000 unidades.

Durante o Vanfest deste ano houve até campeonato de Drift circuito travado em que pontua mais aquele que andar mais tempo “de lado”, derrapando de traseira e de melhor cozinheiro dentro do automóvel. Claro que também não faltaram as exposições fotográficas e os prêmios para os modelos mais conservados.

No Brasil

Por aqui, a Kombi continua vendendo bem para todo o tipo de público. O modelo com motor arrefecido a água com tecnologia flexível em combustível gerou um gás maior ainda no volume de vendas.

Em 1957, a Kombi inaugurou a primeira linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo. Foi o primeiro veículo da marca produzido no país, com um índice de 50% de nacionalização.

Gosta de utilitários de trabalho?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Kombi

Kia Besta

Hyundai H100

Asia Topic

Asia Towner

Leia também:

Chrysler 300C V6, por R$ 139,9 mil, se torna um papa-Omega

Renault Sandero Privilège 1.6 16V

Volvo C30 mostra como menos é mais

Volkswagen Jetta mostra o prazer que há na solidez

Citroën Xsara Picasso Exclusive BVA

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors