Schwimmwagen, o carro anfíbio

Usado na 2ª Guerra, automóvel poderia ser uma solução útil nos dias de enchente?
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- Enchentes são, em partes, tragédias previsíveis. Todo ano chove, e muito, nos primeiros meses, mas nunca se viu ferramentas ou máquinas diferenciadas que ajudem as pessoas nesses momentos. É irresistível propor a releitura de um carro anfíbio para essas ocasiões. Assim, a matéria de hoje relembra um antigo de guerra, o Schwimmwagen, um carro anfíbio alemão.

O atual proprietário deste exemplar começou a trabalhar como borracheiro ainda muito jovem. Um dos primeiros pneus que concertou foi o deste anfíbio, apaixonou-se. Foi progredindo profissionalmente e financeiramente à medida que o tempo passava. Por 35 anos o carro ficou em sua cabeça, até que, por circunstâncias do destino, o dono estava num impasse entre vender ou não o exemplar. Era chegada a hora. Aquele jovem estava em condições de ajudar e partiram para a negociação. Por incrível que pareça, o carro estava apenas a 300 metros de sua residência durante todos esses anos! “E assim começou o namoro”, relembra alegre.

“À primeira vista o carro estava numa tristeza só”, conta. Coberto com plástico preto, perto da represa Billings, em São Bernardo do Campo. Mas tudo logo mudou. A princípio tornaram-se sócios no veículo e começaram a restauração. Até que o outro meio proprietário precisou trocar de carro e vendeu a parte no empreendimento. Hoje esse carro de guerra é figura das mais ilustres em eventos e exposições no estado de São Paulo, onde faz bonito e os visitantes sempre tiram fotos com o modelo histórico.

Na Alemanha de Hitler, Ferdinand Porsche idealizou o carro do povo, que anos mais tarde se popularizou por essas bandas tropicais como Fusca. A ideia era manter a base e, ao mudar o restante, obter diversos outros veículos. Nos tempos da 2ª Guerra, foi providencial leia mais no Portal Antigo Motors. Desse princípio, surgiu o primeiro carro anfíbio feito em escala na Europa, de 1942 a 1944.

Desenhado para terrenos alagadiços, foi considerado muito eficiente para atravessar rios e lagos. Fica a dúvida se serviria para enchentes também. O projeto final pertence a Ferry Porsche, filho do mestre, a pedido da tropa alemã, que aperfeiçoando o modelo chegou a um carro nadador com certa capacidade de carga. “Contava com uma hélice na parte traseira que ficava virada para cima quando em uso. Quando não, encaixava-se num prolongamento do virabrequim”, esclarece pesquisadora.

Os motoristas do carro anfíbio recebiam treinamento especial para evitar vícios de direção. A função de leme cabia às rodas dianteiras e para parar o veiculo, não adiantava pisar no freio, contavam com remos em caso de parada inesperada.

Como um bom veterano de guerra, esse veículo antigo tem boas histórias. Quando o exército alemão planejava dominar o mundo, era comum confiscarem tudo de todos, embora dessem recibo para serem reclamados no pós-guerra. “Para proteger os bens, os cidadãos enterravam carros, joias e outros e para despistar plantavam jardins ou hortas em cima”, comenta o proprietário em entrevista para o Portal Antigo Motors.

“Até onde já foi possível investigar, sabe-se que passou dez anos enterrado antes de vir ao Brasil”, conta o dono do exemplar. Já com o fim da guerra, muitos desses veículos viraram sucata. Então um rapazinho, de 14 anos, enterrou alguns carros. Próximo dos 24 anos, desenterrou as relíquias e um deles mandou para parte da família que veio para o Brasil. Assim esse anfíbio chegou aqui. “É um carro que me trás muitas alegrias”, derrete-se.

De acordo com pesquisas, estima-se que das aproximadamente 14.283 unidades fabricadas apenas 150 estariam em bom estado e plenamente funcionando em todo mundo. No Brasil há três exemplares.

Agradecimentos a Erineu Cicarelli. Fonte de consulta: http://www.carroanfibio.com.br



Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

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