Sucessora elétrica da Kombi é flagrada nos EUA

Com produção confirmada pela Volkswagen, conceito I.D. Buzz aparece rodando em Pebble Beach, na Califórnia

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Sucessora elétrica da Kombi é flagrada nos EUA
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com produção confirmada em junho por Herbert Diess, o chefão da Volkswagen, o I.D. Buzz, versão moderna e totalmente elétrica da nossa conhecida Kombi, apareceu rodando ao ar livre em Pebble Beach, na região de Monterey, na Califórnia (EUA), onde anualmente acontece um dos eventos automotivos mais famosos do mundo.

O veículo foi registrado em vídeo, que você confere abaixo, ao lado de modelos antigos e refrigerados a ar da Volks, como o Fusca, adaptados para rodar com motores elétricos, um trabalho realizado pela compania norte-americana Zelectric Motors.

Exibido em janeiro passado no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o I.D. Buzz ainda é um conceito que deve ser lançado na Europa por volta de 2020. Na gravação, o protótipo mostra que já é um modelo funcional e não apenas um "show car". No vídeo pelo autor do flagra no Facebook e mostra a "nova Kombi" na beira da praia e depois saindo, para pegar uma estrada.

O I.D. Buzz é o segundo integrante da futura família de modelos da Volkswagen totalmente elétricos, construídos sobre a matriz modular MEB, exclusiva para veículos com esse tipo de propulsão. O primeiro foi revelado em setembro de 2016 no Salão de Paris (França) e é o hatch I.D. Concept. A família I.D. terá pelo menos mais um SUV e um sedã, que deverão aparecer nos próximos salões automotivos relevantes - o de Frankfurt, em setembro, é uma aposta quase certeira. Ainda não se sabe se o nome dos conceitos será mantido quando chegarem ao mercado.

icon photo
Legenda: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018
Crédito: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018

Quando esses elétricos chegarem às concessionárias européias, pelo menos um deles deverá ser importado "em pequeno volume" para venda em metrópoles brasileiras, conforme sinalizou no último dia 14 David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

O I.D. Buzz também poderá, a exemplo da Kombi que conhecemos, gerar variantes de carroceria como furgão e picape, conforme a própria Volks admitiu em junho, durante evento em Berlim do lançamento da sexta geração do Polo, que estreia no Brasil em novembro, com fabricação nacional.

icon photo
Legenda: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018
Crédito: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018

De acordo com a VW, a futura nova Kombi elétrica vai trazer, como os demais integrantes da linha I.D., um motor em cada eixo, para tração integral, enquanto os propulsores e as baterias que os abastecem vão instalados no assoalho, para liberar mais espaço interno e baixar o centro de gravidade.

icon photo
Legenda: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018
Crédito: Volkswagen I.D. Buzz Kombi Pebble Beach agosto 2018

O I.D. Buzz protótipo, segundo a fabricante, tem potência de 400 cv e capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em cinco segundos, com velocidade máxima limitada a 160 km/h. A autonomia, de acordo com a Volks, é de até 600 km, dependendo das condições de uso.

icon photo
Legenda: Volkswagen I.D. Buzz
Crédito: Volkswagen I.D. Buzz

Quando o protótipo virar modelo de verdade, certamente terá um visual um pouco mais convencional na comparação com o conceito e, provavelmente, uma cavalaria menor. I.D. Buzz também vai contar com tecnologias avançadas de assistência à condução, mas não deverá ser totalmente autônomo, ao menos no lançamento.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors