Thunderbirds FAB 1

Carro segue direto do filme para um museu, o Heritage Motor Centre, no Reino Unido
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Thunderbirds FAB 1
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Carros que fazem sucesso em filmes têm encantado multidões de fãs da sétima arte. Alguns mais entusiasmados gostariam de citar a existência da oitava arte — a de construção de automóveis. Exageros à parte, não é todo dia que um automóvel especialmente construído para o cinema vai parar num museu. Quanto mais que se trata do Heritage Motor Centre HMC, um dos mais prestigiados museus do Reino Unido, localizado em Gaydon, Warwickshire.

O modelo em questão é o Thunderbirds FAB 1, construído pela divisão européia da Ford Motor Company e cedido ao HMC por um longo período. O carro tem dimensões gigantescas: 7 metros de comprimento por 1,80 metro de largura. A limusine pintada de rosa claro possui seis rodas – dois eixos dianteiros — e teto em forma de bolha. Trata-se do mais, digamos, exótico carro em exposição no museu, chamando mais a atenção do que alguns dos clássicos em exposição, como o Rolls-Royce Phantom e Aston Martin Vanquish.

A Ford Europa ajudou a construir esse automóvel fantástico em 2003, quando a produtora Working Title ofereceu a oportunidade — imediatamente aceita — de o fabricante exercer um papel ativo como consultor técnico e de estilo do filme Thunderbirds Are Go, de 2004. Este se baseou na famosa série de ação para televisão de desenhos animados com marionetes, entre 1965 e 1966, que se destacou pelo apelo familiar e se tornou cult no mundo todo. A Ford trabalhou em estreita colaboração com os especialistas em efeitos especiais do filme.

O principal projetista, Tony Hunter, que trabalhava na Land Rover, respondeu pela maior parte do projeto, inclusive do interior. Ele se encarregou pessoalmente dos pormenores extravagantes e também do posto do motorista em posição central. O painel e o volante de direção do FAB 1 tinham de parecer avançados no tempo, pois o filme era ambientado em 2010.

“Trabalhar na criação do Thunderbirds foi um sonho que se transformou em realidade. Eu fui um grande fã do seriado de TV, que me acompanhou na minha juventude”, comemorou Hunter. “A nossa equipe sempre esteve concentrada em capturar a essência do FAB 1 original — seu tamanho, potência e presença marcante, que não combinava com nada parecido. Tínhamos que agradar aos puristas do passado, bem como à nova geração que iria ao cinema ver o carro em ação pela primeira vez”, acrescentou Chris Bird, diretor de Projetos da Ford Europa.

O FAB 1, na série original, era um Rolls-Royce futurista de seis rodas da heroína Lady Penélope, sempre dirigido por seu mordomo e motorista Parker. No filme, é claro, o carro passou a ter estilo inspirado no Ford Thunderbird, a começar pela grade clássica do esportivo de dois lugares apresentado em 1954, nos EUA. O Thunderbird teve uma reedição, para seguir a moda lançada pelo New Beetle, em 2002, mas a produção se encerrou em 2005.

O museu

O Heritage Motor Centre é a casa onde se abriga a maior coleção do mundo de carros ingleses históricos. Os visitantes, que também podem apreciar os automóveis da casa real britânica, contam com várias atrações paralelas, como filmes, lojas de lembranças, livraria e restaurante. Atividades externas incluem pistas de kart e de testes para veículos 4x4 em colaboração com a vizinha fábrica da Land Rover. A diversão para crianças é garantida por um circuito em miniatura simulando estradas.

Excepcionalmente o HMC estará fechado ao público entre 20 de dezembro deste ano e 30 de maio de 2007, para uma reforma financiada por fundos oriundos de um sorteio de loteria que rendeu ao museu mais de £ 1 milhão aproximadamente R$ 4 milhões. Na foto da maquete ao lado pode-se ter idéia de como o recinto ficará. Mais informações podem ser obtidas no site da internet, bastante completo: http://www.heritage-motor-centre.co.uk.

Quem desejar saber a história do seriado Thunderbirds em pormenores, vai encontrar na enciclopédia livre Wikipedia um excelente resumo. O link direto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thunderbirds_televis%C3%A3o.

Leia também:

Alemanha – o que dorme na rua

Inspirados no passado

Salada global

Quanto menor, melhor

Galleria Ferrari
________________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors