TOC a mais na hora de assumir o volante

Transtorno obsessivo pode estar entre as causas do medo de dirigir
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. TOC a mais na hora de assumir o volante
Andréia Jodorovi
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Dirigir é uma das atividades que podem ficar comprometidas por quem sofre de TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo, distúrbio de ansiedade que provoca pensamentos obsessivos e a repetição de rituais racionalmente considerados sem sentido para neutralizar a obsessão.

“O portador de TOC tem de lidar com comportamentos que estão encadeados e nunca cessam. Pensar o obriga a agir, com rituais, para diminuir a ansiedade”, explica a psicóloga Cecília Bellina, especialista em Psicologia do Trânsito e Psicologia Comportamental Cognitiva. “Embora a doença não tenha um nível de severidade que atrapalhe sensivelmente a vida do paciente, sua vida se torna de alguma maneira comprometida ou limitada. Uma das limitações pode surgir através do medo de guiar”.

Em Dirigir sem Medo editora Casa do Psicólogo, a especialista relata o caso de um paciente de 21 anos, apaixonado por carros desde a infância, que deixou de dirigir por acreditar que sempre havia atropelado alguém, embora nunca encontrasse indícios do acidente. “Sempre que ele passava com o carro perto de uma pessoa, ficava com a sensação de tê-la atropelado e sempre, ou quase sempre, sentia-se forçado a voltar ao local para conferir se havia ou não acontecido. Ao não encontrar nenhum indício de atropelamento, ele considerava a hipótese de a pessoa já ter sido socorrida ou o corpo removido, em caso de morte”, conta.

Segundo a especialista, um dos sintomas mais comuns entre os pacientes com TOC é uma compulsão incontrolável por ter de verificar algo que se imagina ter acontecido ou estar acontecendo, apesar de ter certeza que não.

Tratamento

De acordo com estudiosos, o distúrbio não se inicia quando o paciente começa a dirigir, em vez disso, costuma estar presente desde a infância e tem um forte componente genético.

No caso acima relatado, Bellina conta que usou com o paciente técnicas de exposição ao vivo, no trânsito, e prevenção de respostas. “A exposição é feita de forma gradativa a fim de que os estímulos que causam menor sofrimento sejam enfrentados antes dos que são mais perturbadores. Com isso, cria-se um ambiente emocionalmente seguro. Na técnica de prevenção de respostas, o cliente é instruído a não realizar nenhum dos comportamentos ritualísticos”.

Coragem de Dirigir: na prática

Na última reportagem desta série, depois de ser atropelada por um caminhão de pensamentos negativos ao volante e em plena ladeira, cheguei a cogitar que meu medo de guiar pudesse ter raízes no transtorno obsessivo. Até o momento, entretanto, não notei nenhum comportamento ritualístico repetitivo, a não ser colocar uma imagem de Ganesha no porta-treco e jogar uns grãos de mostarda branca no assoalho dica que vi em meu horóscopo automobilístico.

De qualquer forma, agora me sinto um pouco mais corajosa. Jonas, meu instrutor e anjo da guarda, está, com muita paciência, me ajudando a fazer aquilo que Cecília Bellina considera primordial para perder o medo de guiar: “criar intimidade com o medo”. Quanto mais me aproximo dele, mais a realidade engole minhas fantasias. E a realidade é: sim, é possível dirigir. Algo como tomar uma cerveja com o bicho-papão e descobrir que ele não é tão feio assim; ao contrário, a cara de mau começa a ter qualquer coisa de sedutora...

Participe e acompanhe o dia a dia dessa saga também no meu blog. Clique aqui.


Apoio: Clínica Escola Cecília Bellina: www.ceciliabellina.com.br

____________________________
Leia também:

Coragem de dirigir: o desafio

Internauta enfrenta Cecília Bellina, a mulher-carro

Terapia comportamental dá empurrão para assumir o volante

Psicotécnico: dá para piorar?

Aprender a guiar sob críticas da família, principalmente

Etapa teórica pode ser tão desafiante quanto encarar as ruas

Nunca viu? Coragem de dirigir começa com coragem de ignorar olhares alheios

Segredos e medos que o medo de dirigir pode revelar

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors