Tudo que você precisa saber sobre a Copa HB20

Competição monomarca estreia no próximo fim de semana, em Campo Grande, com 20 HB20 equipados com motor 1.6L de 160cv

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Redação WM1
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Cinco meses após o anúncio de criação da categoria, no último Salão do Automóvel de São Paulo, a Copa HB20, que conta com o patrocínio da Webmotors, enfim se prepara para a sua primeira etapa. A classe monomarca alinhará 20 carros no grid do Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), no próximo fim de semana, com a promessa de se estabelecer como uma competição de baixo custo para os pilotos e de grande interesse para o público.

“Carros iguais, equilíbrio e baixo custo. Essa receita vem para preencher uma lacuna no automobilismo brasileiro, e eu me sinto muito feliz por participar do projeto”, afirma o empresário Carlos Col, responsável pela promoção da Copa HB20.

Para disputar as oito etapas do campeonato, o investimento por veículo inscrito é de R$ 200 mil, valor que contempla a manutenção e a preparação do veículo durante todo o torneio, suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas, logística do carro para cada autódromo, estrutura de pista e autódromo, um novo jogo de pneus por etapa e combustível para todo o fim de semana.

 Unidades receberam preparação dentro da fábrica da Hyundai
Legenda: Unidades receberam preparação dentro da fábrica da Hyundai
Crédito: Divulgação

Produzidos em um lote único na fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), os 20 HB20 de corrida são baseados no HB20 R spec de série, versão com roupagem esportiva e preço inicial de R$ 64.990. O motor 1.6L e o câmbio manual de seis velocidades são os mesmos da configuração de rua, mas com preparação para atingir um melhor desempenho - o combustível é etanol aditivado. “Com a adoção de injeção eletrônica esportiva e ajustes no motor, aumentamos a potência de 128 cavalos de potência para 160 cv”, conta Daniel Kelemen, presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Hyundai e dono da H-Racing, empresa responsável por preparar e manter os carros da Copa HB20.

Para Cezar Janikian, presidente do Banco Hyundai Capital Brasil, a nova categoria do automobilismo nacional tem tudo para ser  um movimento que vai coroar a história de sucesso do HB20 no país. “O cliente HB20 é muito fiel à marca. Como banco financiador, faz todo sentido participarmos desse evento estratégico, que vai dar visibilidade importante para a financiadora e proporcionar experiências únicas para nosso público”.

Gerente de marketing da Hyundai, Jan Telecki destaca as qualidades do HB20 como uma das razões para se conseguir formar um campeonato de baixo custo. “É um carro com elevado índice de resistência mecânica e estrutural. Isso certamente também vai ajudar a termos ótimos pegas em todas as etapas”.

 Webmotors é uma das empresas que apoia a nova categoria do automobilismo brasileiro
Legenda: Webmotors é uma das empresas que apoia a nova categoria do automobilismo brasileiro
Crédito: Divulgação

Os pilotos, claro, não veem a hora de poder entrar na pista, acelerar e medir forças. “A igualdade dos carros foi o que mais me atraiu na Copa HB20. Conseguiremos ver qual piloto tem mais braço”, ressalta Kleber Barcellos, campeão brasileiro de kart profissional e amador. “É legal também saber que você tem um carro na garagem que amanhã ele estará na pista”, acrescenta o corredor Wagner Cardoso.

As etapas da Copa HB20 serão sempre em rodada dupla, com transmissão ao vivo pelo canal BandSports da corrida do domingo e um resumo da prova do sábado. A nova categoria compartilha o calendário com a Copa Truck e a Mercedes-Benz Challenge.

 Motor 1.6L foi recalibrado para gerar até 160 cavalos de potência
Legenda: Motor 1.6L foi recalibrado para gerar até 160 cavalos de potência
Crédito: Divulgação

Calendário da Copa HB20

- 14/4: Campo Grande (MS)

- 2/6: Londrina (PR)

- 14/7: Curvelo (MG)

- 18/8: Santa Cruz do Sul (RS)

- 6/10: Tarumã (RS)

- 27/10: Curitiba (PR)

- 8/12, São Paulo (SP)

- a definir

 

Programação

Começará sempre na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.

Como os HB20 saem da fábrica?

Baseados na versão R spec de série, saem pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.

 Todos os veículos receberam reforços estruturais da carroceria
Legenda: Todos os veículos receberam reforços estruturais da carroceria
Crédito: Divulgação

O que é acrescentado nos carros de corrida?

A empresa preparadora adiciona reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6 R spec de 18 polegadas. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.

Os pilotos podem alterar algo nos carros?

Somente a calibragem dos pneus Pirelli Cinturato P1. Vale lembrar que os compostos não são slicks.

O que muda nas suspensões?

A suspensão é a mesma do HB20 de série, mas amortecedores e molas são substituídos por versões reforçadas para competição e calibradas para cada circuito.

E se o carro quebrar?

A cada etapa, a H-Racing conta com carros reservas que, após a avaliação da comissão técnica disciplinar, poderão ser disponibilizados para que o maior número de pilotos possa sempre participar dos treinos classificatórios e, por consequência, das corridas.

Comparativo de potência

- HB20 1.6 de rua: 128 cv a 6.000 rpm

- HB20 1.6 de corrida: 160 cv a 6.200 rpm

 

Comparativo de torque

- HB20 1.6 de rua: 16,5 kgfm a 5.000 rpm

- HB20 1.6 de corrida: 17,8 kgfm a 5.400 rpm

 

Combustível

- HB20 1.6 de rua: flex

- HB20 1.6 de corrida: etanol aditivado

 

Pneus e rodas

- HB20 1.6 de rua: 185/60 R15

- HB20 1.6 de corrida: 165/50 R18

 

Peso

- HB20 1.6 de rua: 1.071 kg

- HB20 1.6 de corrida: 950 kg

 

Aceleração de 0 a 100 km/h

- HB20 1.6 de rua: 10,6 segundos

- HB20 1.6 de corrida: 10,2 segundos

 

Velocidade máxima

- HB20 1.6 de rua: 190 km/h

- HB20 1.6 de corrida: 200 km/h

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