Único Porsche 935 da América Latina vem ao Brasil

Unidade rara e exclusiva do superesportivo alemão feito para as pistas vai rodar pelos showrooms da empresa no país

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Único Porsche 935 da América Latina vem ao Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Porsche recebeu nesta semana um carro raro e exclusivo: uma das 77 unidades do 935 produzidas pela fábrica - e também a única destinada a todo o mercado latino-americano. O Porsche 935 tem esse nome - e também a inspiração para sua concepção - originado de um dos carros de competição mais vitoriosos da história da empresa.

O Porsche 935 não é homologado para rodar na rua. A fábrica desenvolveu o modelo como carro de corrida sem seguir regulamento específico, portanto seu uso é exclusivo em autódromos. A unidade que chegou ao país ficará na matriz em São Paulo e futuramente será exposta em outros showrooms da empresa (de Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife).

Além das lojas oficiais, o carro também fará demonstrações em eventos da Porsche realizados em autódromos. "Um carro como este, especial em todo o mundo e exclusivo no Brasil, torna-se um emblema da empresa", destaca Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche.

"Ele é superesportivo e ao mesmo tempo possui muitos simbolismos vinculados à história da marca. A presença dele fortalece a identificação dos clientes com seus próprios automóveis", completa.

Na década de 1970, a Porsche homologou duas variações de corrida baseadas no 911 Turbo (também conhecido como 930, número interno do projeto): o 934, enquadrado no Grupo 4 da FIA (mínimo de 500 unidades produzidas); e o 935, para o Grupo 5 (mínimo de 25 unidades e preparação mais permissiva).

Eles venceram campeonatos até meados da década de 1980. Além dessa dupla, também existiu o 935/78, equipado com motor de 852 cv e apelidado de “Moby Dick” devido ao formato da carroceria - em 1978, este carro atingiu a incrível velocidade de 366 km/h na reta principal de Le Mans.

Porsche 935 No Brasil
icon photo
Legenda: Raríssimo Porsche 935 vai visitar todas as unidades da importadora no Brasil nos próximos meses
Crédito: Divulgação

Como é o novo Porsche 935

Em sua nova versão, o 935 tem motor boxer biturbo de 6 cilindros contrapostos, de 3,8 litros com 706 cv – o mesmo do 911 GT2 RS. O câmbio PDK (sigla da transmissão de dupla embreagem da Porsche) tem sete marchas.

Nos padrões para carros de competição, os números oficiais de desempenho não são declarados. A carroceria tem elementos de fibra de carbono e seu estilo é uma releitura do "Moby Dick" – a manopla da alavanca de câmbio em madeira laminada remete a carros de corrida do passado, como o 917, e ao superesportivo Carrera GT.

Já as lanternas nas pontas da asa traseira foram reproduzidas do 919 Hybrid LMP1, o grande vencedor em Le Mans entre 2015 e 2017.

O superesportivo também tem pintura com decoração denominada "Sachs", utilizada pelo Porsche 935 número 70 da equipe Dick Barbour Racing nas 24 Horas de Le Mans de 1980. Pilotado por Brian Redman, John Fitzpatrick e pelo próprio Dick Barbour, o carro terminou em quinto lugar na geral e foi o primeiro colocado na categoria "IMSA". Nesse mesmo ano, Fitzpatrick e Barbour venceram as 12 Horas de Sebring com o número 6.

Comentários