Veja cinco carros vendidos com nomes diferentes

Por decisão dos fabricantes, alguns carros são vendidos com nomes diferentes, de acordo com o país. Listamos cinco deles

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Veja cinco carros vendidos com nomes diferentes
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nomes são substantivos de denominação. E têm diversos significados, de acordo com o país de origem. Levando isso em consideração, muitas marcas precisam mudar o nome de seus carros, conforme a região em que eles são vendidos.

De olho nisso, a equipe do WM1 elaborou uma lista com cinco carros que podem ser encontrados com nomes diferentes em determinados países. Ficou curioso? Confira!

Volkswagen Jetta (Vento)

2019 Jetta Gli 35th Anniversary Edition Small 9558
icon photo
Legenda: Jetta no Brasil e Vento em outros países. Qual melhor nome?

Lançado em 1979, o Jetta só chegou ao Brasil em 2005. Por aqui, o nome pegou e continua em linha até hoje. Só que em outros locais, o Jetta não existe.

Na Argentina, Uruguai e no México, por exemplo, o nosso Jetta chama-se Vento. Por aqui, um carro com nome de fenômeno da natureza talvez não fizesse tanto sucesso...

Honda HR-V (Vezel)

Honda HR-V branco na estrada visto de frente
icon photo
Legenda: Para pegar carona no sucesso do CR-V, por aqui o Vezel mudou de nome para HR-V
Crédito: Divulgação

Vezel é um nome, enquanto HR-V está mais para uma sigla. Ainda assim, a Honda preferiu lançar seu utilitário compacto apenas com essas três letras no país.

Chamado de Vezel no Japão e nos EUA, o modelo ganhou novo nome por aqui para ter como referência justamente o CR-V, sucesso de vendas da marca no Brasil.

Nissan Frontier (Navara)

icon photo
Legenda: Convenhamos que Navara não ia colocar muito bem como nome para a Nissan Frontier no Brasil...
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

A Frontier é outro modelo que foi rebatizado no Brasil. O nome Navara, convenhamos, com certeza ganharia trocadilhos infames caso fosse oferecido no Brasil.

A picape usa o nome original, Navara, na Europa e em parte do mercado asiático.

Volkswagen Fox (Lupo)

icon photo
Legenda: O Fox mudou para Lupo no México para não ter o mesmo nome que o presidente do país
Crédito: Divulgação

Talvez a história mais interessante da lista. Nosso Fox, quando foi exportado para o México, passou a se chamar Lupo. Vale destacar que Lupo era o nome utilizado pela Volks na Europa no modelo subcompacto da sua gama, antecessor do up!.

A troca de nomenclatura aconteceu porque o nome do presidente mexicano na época era Vicente Fox. Para não associar um carro ao presidente, a marca fez a alteração.

Toyota SW4 (Fortuner)

icon photo
Legenda: O SW4 chegou no país para surfar no sucesso da Hilux, criou brilho próprio e até mudou de nome
Crédito: Toyota Hilux SW4

Para não complicar a pronúncia do nome e aproveitar a fama da picape, a Toyota lançou no Brasil o Hilux SW4. O modelo era praticamente a versão fechada da picape e a sigla servia apenas para diferenciá-los.

Chamado de Fortuner na Ásia, o antigo Hilux SW4 passou a ser apenas SW4 há pouco tempo, já que sua fama agora não é mais dependente da picape.

Comentários