O Volkswagen Nivus está prestes a ser lançado na Europa, com modificações em relação ao modelo projetado aqui no Brasil, conforme já publicamos aqui no WM1. E, como já ocorreu com outros carros que mudaram de país, o crossover compacto também vai ter outro nome. Se chamará Taigo.
É comum o mesmo modelo ter nomes distintos em diferentes países. Isso depende muito do significado que determinada palavra tem em uma localidade, por isso muitas marcas precisam mudar o nome de seus carros, conforme a região em que são vendidos.
Inspirado pelo caso do Nivus, a equipe do WM1 elaborou uma lista com outros cinco carros que podem ser encontrados com nomes diferentes em determinados países. Ficou curioso? Confira!
Lançado em 1979, o Jetta só chegou ao Brasil em 2005. Por aqui, o nome pegou e continua em linha até hoje. Só que em outros locais, o Jetta não existe.
Na Argentina, Uruguai e no México, por exemplo, o nosso Jetta chama-se Vento. Por aqui, um carro com nome de fenômeno da natureza talvez não fizesse tanto sucesso...
Vezel é um nome, enquanto HR-V está mais para uma sigla. Ainda assim, a Honda preferiu lançar seu utilitário compacto apenas com essas três letras no país.
Chamado de Vezel no Japão e nos EUA, o modelo ganhou novo nome por aqui para ter como referência justamente o CR-V, sucesso de vendas da marca no Brasil.
A Frontier é outro modelo que foi rebatizado no Brasil. O nome Navara, convenhamos, com certeza ganharia trocadilhos infames caso fosse oferecido no Brasil.
A picape usa o nome original, Navara, na Europa e em parte do mercado asiático.
Talvez a história mais interessante da lista. Nosso Fox, quando foi exportado para o México, passou a se chamar Lupo. Vale destacar que Lupo era o nome utilizado pela Volks na Europa no modelo subcompacto da sua gama, antecessor do Up!.
A troca de nomenclatura aconteceu porque o nome do presidente mexicano na época era Vicente Fox. Para não associar um carro ao presidente, a marca fez a alteração.
Para não complicar a pronúncia do nome e aproveitar a fama da picape, a Toyota lançou no Brasil o Hilux SW4. O modelo era praticamente a versão fechada da picape e a sigla servia apenas para diferenciá-los.
Chamado de Fortuner na Ásia, o antigo Hilux SW4 passou a ser apenas SW4 há pouco tempo, já que sua fama agora não é mais dependente da picape.