Nivus e outros cinco carros com outro nome lá fora

Por decisão dos fabricantes, alguns veículos são rebatizados por razões comerciais, de acordo com a realidade do país

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nivus e outros cinco carros com outro nome lá fora
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Nivus está prestes a ser lançado na Europa, com modificações em relação ao modelo projetado aqui no Brasil, conforme já publicamos aqui no WM1. E, como já ocorreu com outros carros que mudaram de país, o crossover compacto também vai ter outro nome. Se chamará Taigo.

É comum o mesmo modelo ter  nomes distintos em diferentes países. Isso depende muito do significado que determinada palavra tem em uma localidade, por isso muitas marcas precisam mudar o nome de seus carros, conforme a região em que são vendidos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Inspirado pelo caso do Nivus, a equipe do WM1 elaborou uma lista com outros cinco carros que podem ser encontrados com nomes diferentes em determinados países. Ficou curioso? Confira!

Carros que tem outro nome fora do Brasil

Volkswagen Jetta (Vento)

2019 Jetta Gli 35th Anniversary Edition Small 9558
Jetta no Brasil e Vento em outros países. Qual melhor nome?
toggle button

Lançado em 1979, o Jetta só chegou ao Brasil em 2005. Por aqui, o nome pegou e continua em linha até hoje. Só que em outros locais, o Jetta não existe.

Na Argentina, Uruguai e no México, por exemplo, o nosso Jetta chama-se Vento. Por aqui, um carro com nome de fenômeno da natureza talvez não fizesse tanto sucesso...

Honda HR-V (Vezel)

Honda HR-V branco na estrada visto de frente
Para pegar carona no sucesso do CR-V, por aqui o Vezel mudou de nome para HR-V
Crédito: Divulgação
toggle button

Vezel é um nome, enquanto HR-V está mais para uma sigla. Ainda assim, a Honda preferiu lançar seu utilitário compacto apenas com essas três letras no país.

Chamado de Vezel no Japão e nos EUA, o modelo ganhou novo nome por aqui para ter como referência justamente o CR-V, sucesso de vendas da marca no Brasil.

Nissan Frontier (Navara)

Nissan Frontier Attack 4x4
Convenhamos que Navara não ia colocar muito bem como nome para a Nissan Frontier no Brasil...
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

A Frontier é outro modelo que foi rebatizado no Brasil. O nome Navara, convenhamos, com certeza ganharia trocadilhos infames caso fosse oferecido no Brasil.

A picape usa o nome original, Navara, na Europa e em parte do mercado asiático.

Volkswagen Fox (Lupo)

Volkswagen Fox 2007
O Fox mudou para Lupo no México para não ter o mesmo nome que o presidente do país
Crédito: Divulgação
toggle button

Talvez a história mais interessante da lista. Nosso Fox, quando foi exportado para o México, passou a se chamar Lupo. Vale destacar que Lupo era o nome utilizado pela Volks na Europa no modelo subcompacto da sua gama, antecessor do Up!.

A troca de nomenclatura aconteceu porque o nome do presidente mexicano na época era Vicente Fox. Para não associar um carro ao presidente, a marca fez a alteração.

Toyota SW4 (Fortuner)

Toyota Hilux SW4
O SW4 chegou no país para surfar no sucesso da Hilux, criou brilho próprio e até mudou de nome
Crédito: Toyota Hilux SW4
toggle button

Para não complicar a pronúncia do nome e aproveitar a fama da picape, a Toyota lançou no Brasil o Hilux SW4. O modelo era praticamente a versão fechada da picape e a sigla servia apenas para diferenciá-los.

Chamado de Fortuner na Ásia, o antigo Hilux SW4 passou a ser apenas SW4 há pouco tempo, já que sua fama agora não é mais dependente da picape.

Comentários