Volkswagen Golf domina as ruas de Montenegro

Aos montes, hatch é o eleito das estradas do país europeu

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Volkswagen Golf domina as ruas de Montenegro
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Montenegro é um pequeno país situado na costa do Adriático, que faz fronteira com a Croácia, Albânia, Bosnia e Herzegovina, Kosovo e Sérvia. Muito longe de ser a Disneylândia, poucas pessoas sonham ir para lá, a não ser que já tenham ouvido falar de suas paisagens exuberantes. A Webmotors esteve por lá com uma dúvida na cabeça: o que dirigem os montenegrinos?

Independente da Sérvia desde 2006, Montenegro é hoje o mais jovem país do Velho Continente. De jovem, só mesmo o título, pois sua frota de automóveis parece ter parado nas décadas de 70 e 80. Carrões? Nem pensar. Considere-se sortudo se cruzar com um modelo dos mais novos, ano 2014 ou 2015. Um exemplar 2016 é raridade. A frota senil pode ser explicada históricamente, o país foi de 1945 a 1992 parte da República Socialista da Iugoslávia e ainda se recupera das feridas deixadas pela Segunda Guerra. Assim que desci em Montenegro e rodei os primeiros quilômetros, notei a quantidade predominante de modelos VW Golf. Desde a primeira geração, Mk1, até a sétima, o hatch alemão literalmente domina o país.

Em Montenegro nunca houve produção local de veículos. Seu tamanho explica, ele é bem inferior em extensão territorial que o menor estado do Brasil, o Sergipe. São 13.812 km ², ocupados por montanhas, estradas sinuosas e Golfs. Perdi as contas dos tantos Golf Mk1 que encontrei. Desenhado por Giugiaro, ele teve produção iniciada em 1974, equipado com motor refrigerado a água e tração dianteira, fez muito sucesso quando surgiu para dar fôlego à Volks quando o Fusca já não era mais novidade. De dimensões bem menores que o Golf atual, o Mk1 vinha equipado com suspensão independente McPherson na dianteira e feixe de torção semi-independente na traseira. Firme e sem ser extremamente dura, rendeu fãs ao carrinho.

Em março de 1975 ele foi lançado na sua versão apimentada GTI, com injeção eletrônica Bosh K-Jetronic, também visto pelas ruas de Montenegro. Mais que o Mk1, o país está transbordando de modelos Mk2, de segunda geração. A maioria deles, equipados com motor 1.6 a diesel, mas também havia a opção 1.8 16v de nada que 139 cv, para o hot hatch GTI. Há relatos de pessoas impressionadas com a quantidade de Golf em países vizinhos a Montenegro também, o que pode ser explicado por uma fábrica da Volkswagen que existiu em Sarajevo. Hoje ela está desativada.

Em menor proporção, encontramos o Golf de terceira e quarta gerações. Da versão mais recente, vi apenas um exemplar, todavia o que me chamou atenção foi um Polo Harlequin estacionado em um vilarejo pacato do interior de Montenegro. Só dava ele, com suas quatro cores, em meio aos carros monocromáticos. Caso não se lembre, a série Harlequin foi uma edição especial que vinha de fábrica toda colorida. À princípio, o carro tinha a finalidade de apresentar a a carta de cores da Volksawagen para o cliente, mas o interesse do público fez com que a ideia se tornasse uma série limitada. Começou com o Polo, depois se estendeu ao Golf. Foram produzidos cerca de 3.800 unidades do Harlequin e um deles estava ali bem na minha frente.

IMAGE

 

Mesmo com relação a veículos novos, a Volkswagen é a montadora mais popular por lá, seguida da Dacia, Renault, Toyota e Skoda. Julgamos que o Golf, especialmente as primeiras gerações supes compactas, vestem como uma luva as estradas de Montenegro, íngremes, estreitas e muitas vezes de mão dupla. Como baratinhas, eles aparecem em todos os cantos e surgem quando você menos espera em uma ultrapassagem irresponsável – isso mesmo, os motoristas ali dirigem como loucos e muitas vezes acima da velocidade permitida. Se você pretende ir a Montenegro, melhor esquecer que uma parcela imensa da frota do país nunca viu um airbag, nem freios ABS. Relaxe e curta as paisagens, mas fique esperto com os motoristas. Fica a dica. 

Viagem feita a convite da Jaguar

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors