Volvo usa imãs para controlar carro que anda sozinho

O imã cria um trilho invisível que determinam o caminho com uma precisão de menos de um decímetro
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Volvo usa imãs para controlar carro que anda sozinho
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

O carro autônomo, que anda sem motorista, já é uma realidade em vários países, estão bem desenvolvidos. Cada montadora, cada centro de estudos que desenvolve essa tecnologia (só no Brasil três universidades levam adiante projetos semelhantes) impõe determinadas características ao carro e assim a tecnologia vai evoluindo.

 

O maior impedimento, até agora, não tecnológico, mas legal. O carro autônomo só vai poder sair na rua quando a legislação definir exatamente de quem será a culpa por um acidente.

 

Enquanto isso as empresas vão aperfeiçoando o equipamento. A última novidade foi anunciada nesta segunda-feira em Gotemburgo, na Suécia: a Volvo divulgou os primeiros resultados de um projeto que usa imãs nas ruas para ajudar o carro a determinar a posição correta no percurso, o que seria a peça-chave para a adoção dos carros autônomos, segundo o Sistema de Transporte da Suécia, que financiou a pesquisa.

 

O imã, segundo os pesquisadores, é integrado na rua e não é afetado por condições de clima ou obstáculos físicos, sendo muito mais eficiente que os sistemas “tradicionais” usados até agora, como GPS câmeras.

 

“O imã cria um trilho invisível que determina o caminho com uma precisão de menos de um decímetro”, assegurou Jonas Ekmark, da Volvo. Ele disse que a tecnologia foi testada em várias velocidades e os resultados foram promissores.

 

Jonas Ekmark diz que a precisão, com posicionamento confiável, é um dos pré-requisitos necessários para a adoção do carro autônomo e, o mais importante, é que “é completamente viável adotar a condução autônoma sem mudanças na infra-estrutura atual”. Seria necessário, no entanto, novas sinalizações das ruas e rodovias e o imã, na opinião do executivo da Volvo, é a melhor alternativa.

 

A empresa participa do projeto de carros autônomos na Suécia com 100 veículos, que estão rodando nas vias públicas de Gotemburgo, em condições normais de uso.

 

Alguns modelos da Volvo já trazem equipamentos de série com tecnologia autônoma, como o V40 e o XC90, ambos vendidos no Brasil.

 

Claes Tingvall, diretor Sistema de Transporte da Suécia, envolvido no projeto, disse que a implantação em larga escala de ímãs nas estradas poderia muito bem ser parte do objetivo da Suécia em se tornar a pioneira em tecnologias que contribuem para a mobilidade sustentável. 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors