VW SP2: Brasileiros comemoram 40 anos do Volkswagen mais bonito

Para ter ideia, a marca alemã já dispunha do Karmann Ghia, porém o independente e nacional Puma tinha mais compradores
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- No mínimo um carro inusitado. Baixinho e invocado, o SP2 é considerado por alguns antigomobilistas o mais bonito Volkswagen. Concebido pelas mãos e cérebros brasileiros, o projeto comemorou 40 anos em 2011 e, recentemente, em Barra Bonita/ SP, foi realizado o primeiro encontro exclusivo do modelo. Durante o evento, a presença dos projetistas Márcio Piancastelli e José Jota Novita emocionaram os presentes que vieram de diversas partes do Brasil e da Europa.

O SP2 tem diversos predicados e como se diz, tamanho não é documento. É o carro de perfil mais baixo já feito em série no país, de apenas 116 cm, cuja inspiração partiu do Jaguar E-Type. Um carrão. “As linhas arrojadas eram para melhor aproveitar o túnel de ar e render em velocidade, por fim proporcionou um olhar nervoso ao modelo”, comenta pesquisadora do Portal Antigo Motors.

Em seu lançamento, provocou aglomerações nas portas das lojas. Era o ano de 1972, época em que o mercado de modelos esportivos estava aquecido. Para ter uma ideia, a marca alemã já dispunha do Karmann Ghia, porém o independente e nacional Puma feito sobre chassi de Fusca tinha mais compradores e destacava-se no setor. Para a montadora, era hora de um projeto que tivesse personalidade local.

O nome “SP” é referência direta à cosmopolita cidade de São Paulo do início dos anos 1970. O projeto para dois ocupantes, e pouca bagagem, tem na lateral, atrás dos vidros, as famosas “guelras de peixes” – aberturas para facilitar a tomada de ar para a refrigeração do motor.

Emblemático para a história automotiva, o SP 2 é o primeiro esportivo nacional com a chancela alemã. O design inesperado foge ao padrão Volkswagen ainda hoje. “É um carro provocador e ousado que a filial brasileira teve coragem de propor aos consumidores, por isso há tantos fãs do modelo no mundo”, aponta pesquisadora Antigo Motors.
No entanto de propulsor fraco para a tocada esportiva do resto do carro. Fazia parte da estratégia comercial da empresa lançar o modelo nas versões SP1 simples e enxuta e SP2 melhor acabado e motor levemente potente. Porém, a parte mecânica vinha da Variant. O que no SP2, o qual deveria ser mais forte, atingia modestos 1700cc. Ainda assim, a segunda opção, teve mais de 10 mil unidades vendidas.

Internamente apresentava acabamento caprichado, especialmente o SP2. Bancos reclinados e anatômicos proporcionavam um conforto ímpar ao motorista, sendo comparado a modelos de gran-turismo GT europeu em questões de estilo e acabamento.
O colecionador e organizador Tiago Songa contou ao portal Antigo Motors que durante o encontro criou-se uma associação especifica do modelo, “cuja função é reforçar a imagem do modelo fora do país”. O SP2 foi importado para vários países da Europa e um proprietário estrangeiro esteve presente em Barra Bonita em busca de peças e informações sobre o veículo. Uma oportunidade para o crescente mercado dos carros antigos.

Particularidades - A opção de painel e console em plástico maleável para proteger o motorista e passageiro em caso de acidentes, é algo bastante interessante mesmo décadas depois. Ainda, foi este modelo que inaugurou o cinto de segurança de três pontos e limpadores de para-brisas com velocidades diferentes, como itens de fábrica.

Aliás, os limpadores varrem o grande vidro dianteiro de forma diferenciada, fazendo com que se movimentem numa posição quase vertical, como nos caros de corrida. As próprias palhetas são, inclusive, para altas velocidades e não se levantam dos vidros com o vento forte ou velocidades superiores a 100 km/h.

O encontro, que o Portal Antigo Motors torce para que seja anual, reuniu nesta primeira edição 32 unidades do modelo. Para comemorar, fez uma fotografia oficial em homenagem à imagem de 1972, ultrapassando o número de veículos fotografados. Deu certo.

Para Tiago, que também é diretor da Fcaptionação Brasileira de Veículos Antigos, disse que seu objetivo não estava só em colocar vários veículos iguais uns ao lado dos outros, mas sim de promover o encontro de amigos, “E este objetivo foi alcançado com total êxito”, finaliza.

Agradecimentos a Tiago Songa e a Automóveis do Brasil.

Para ver fotos exclusivas do SP2 da matéria e outras do encontro, acesse Portal Antigo Motors


Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

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