Opções de carros com porta-malas grande

Confira alguns modelos dos segmentos de sedãs, SUVs e hatchs que oferecem bom espaço para levar as bagagens

  1. Home
  2. Dicas
  3. Opções de carros com porta-malas grande
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando falamos sobre os fatores de compra de um veículo, existem vários pontos que devem ser levados em consideração, e se você tem uma família grande ou gosta muito de viajar, ter opções de carro com porta-malas grande é a melhor escolha.

Essa é uma característica que em alguns casos define a compra ou a desistência de um determinado veículo. Por isso, muitas montadoras têm em sua linha várias opções de carro com porta-malas grande e que fazem sucesso.

Entre as diferentes categorias, quem quer um porta-malas grande deve optar por um sedã. Mesmo os modelos classificados como compactos oferecem um bom espaço para levar a bagagem. Depois dos sedãs, os SUVs são o segmento mais indicado para quem deseja capacidade para levar as malas. Já os hatches são os modelos menos indicados, apesar de alguns deles rivalizarem com parte dos SUVs compactos no quesito porta-malas. 

Como calcular o volume do porta-malas de um carro?

Mas, antes de finalizar essa lista, vamos abordar um tema que pode ser controverso para muitas pessoas, mas que é um tópico importante: como é feito o cálculo do volume do porta malas, que tem regulamentação da norma internacional ISO 3832 e que foi revisada e confirmada em 2013.

De acordo com o departamento de engenharia das montadoras, no porta-malas são usados cubos de madeira ou isopor que equivalem a 1 dm³ (decímetro cúbico) ou 1 litro. Além disso, seu tamanho é de 20 x 10 x 5 e nos modelos SUV, os cubos não podem ultrapassar a altura dos vidros. No caso de picapes, a medição é realizada enchendo a caçamba do carro com água.

Carros com porta-malas grande

Sedãs

Agora, vamos falar sobre alguns dos carros com bom custo-benefício que oferecem a praticidade de um porta-malas grande. Entre os sedãs, levantamos modelos compactos com boa capacidade para a bagagem. O destaque vai para o Fiat Cronos que tem capacidade para 525 litros, seguido do Volkswagen Virtus (521 litros) e do Renault Logan (510). Campeão de vendas da categoria, o Onix Plus leva 469 litros e o seu principal concorrente Hyundai HB20S 475 litros. O Toyota Corolla, esse um sedã médio (portanto com dimensões acima dos já citados), carrega 470 litros.

Fiatcronossdesign13mt7 Medium
Porta-malas do Fiat Cronos comporta 525 litros: é o sedã compacto com maior capacidade
toggle button

SUVs

Já no segmento dos SUVs compactos o destaque é o Renault Duster, que comporta 475 litros. Depois dele aparecem o JAC T40 (450 litros) e Suzuki Cross (440). A seguir surgem, empatados, o Renault Captur e o Honda HR-V, ambos com capacidade para 437 litros. Os líderes do segmento ficam bem atrás dos modelos com maior capacidade. O Jeep Renegade comporta apenas 320 litros e o Compass, esse um SUV médio, leva 410. Lançado este ano para concorrer com o Compass, o Toyota Corolla Cross comporta 440 litros.

Duster Iconic 13
O porta-malas do Renault Duster tem capacidade para 475 litros
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Hatches

Como já dissemos, os hatches não tem como principal característica o tamanho do porta-malas. Mesmo assim, alguns modelos compactos chegam a rivalizar com os SUVs que tem espaço para bagagem menor. O Renault Sandero, por exemplo, leva 320 litros - o mesmo que um Jeep Renegade. Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo tem capacidade para 300 litros. Um dos principais carros do segmento, o Chevrolet Onix comporta 275 litros, menos que concorrentes como o Volkswagen Gol (285) e o Renault Kwid (290).

Renault Sandero
Renault Sandero é o hatch compacto com maior porta-malas: 320 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

Dicas para organizar melhor o porta-malas do carro

Além de ser mais confortável para a sua viagem, ter porta-malas arrumado faz com que você não tenha a visão do condutor obstruída por bagagens colocadas onde devem estar os passageiros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal viajar com a visão do motorista obstruída é infração grave. Por isso, ter um organizador de porta-malas pode ser vantajoso para você, confira as dicas!

Faça uma lista

Parece algo que não é efetivo, mas fazer uma lista com tudo que você precisa levar para a viagem é fundamental. E isso vai te dar uma noção melhor do que será transportado e onde você vai colocar cada item. É importante evitar deixar para arrumar a bagagem no momento da saída. 

Organizar o porta-malas ajuda a aproveitar melhor o espaço e, assim, levar mais bagagem
Crédito: Divulgação
toggle button

Tenha várias malas

Procure por opções de malas variadas para conseguir aproveitar o máximo de espaço que você tiver no porta-malas. Mesmo que na malas maiores caibam mais roupas, elas são muito mais difíceis de encaixar e subir escadas, por isso, leve mochilas e malas menores também.

Distribua as malas com cuidado

Coloque a bagagem mais pesado no fundo e as mais flexíveis em cima, pois você consegue dividir o peso e fazer com que, não só os itens fiquem mais organizados, mas o carro fique mais equilibrado e não tenha excesso de nenhum dos lados.

Por fim, agora que você já recebeu as melhores dicas para organizar o porta-malas, e também conferiu uma lista com os automóveis que fazem mais sentido para você, que tal adquirir o seu modelo novo ou usado com a Webmotors?

Tags:Lista
Comentários