Não importa quanto tempo passe, alguns carros conseguem superar as barreiras impostas pela modernidade graças à sua capacidade de resistência. São modelos com mecânica considerada quase "inquebrável", manutenção descomplicada e que, por isso, são robustos e práticos.
Em sua maioria, os selecionados impressionam pela sua longevidade no trânsito. Não é difícil ver um ou outro rodando por aí até hoje, Se você busca um modelo com essa proposta, fizemos uma lista com 13 representantes que têm preço até R$ 20 mil.
Sinônimo de guerreiro, o Chevrolet Classic tem tudo que um carro para o durar precisa. A mecânica, formada pelos motores 1.6 VHC (até 2006) e 1.0 VHCE, tem fama de resistente. E o espaço interno é compacto, mas aceitável dada a sua proposta- o suficiente, por exemplo, para quatro adultos. Já o porta-malas é bem satisfatório: leva 400 litros.
A era dos hatches compactos teve seu ponto alto no início dos anos 2000 e o Chevrolet Celta ajudou muito no crescimento do segmento. Em sua proposta de ser um carro pequeno, econômico e valente, o modelo tirava nota dez.
A eficiência e a resistência mecânica do modelo eram garantidas pelo motor 1.0 VHCE de 78 cv de potência. Apesar de pequeno, o propulsor era suficiente para levar o dois volumes sem dar dor de cabeça ao motorista. Nem na hora da bomba, tampouco nas idas ao mecânico.
Assim como o Celta, o Chevrolet Prisma era um modelo simples em sua concepção, mas muito robusto. Os motores 1.4 flex e 1.0 VHCE usados na primeira geração do sedã eram considerados o ponto alto do modelo, especialmente pela durabilidade e baixo custo de manutenção.
A história longa do Fiat Palio passa diretamente pela sua boa reputação em resistência e robustez. Os motores da família Fire 1.0 e 1.4, que chegaram no início dos anos 2000, eram conhecidos por darem pouca manutenção, além de terem farta quantidade de peças disponíveis no mercado - aliás, até hoje.
Se o assunto é durabilidade, seria impossível montar uma lista e não citar o Fiat Siena. O sedã tem alternativas com os mesmos conjuntos resistentes do Palio, mas com o plus do espaço interno e excelente capacidade do porta-malas: 500 litros.
Com ou sem escada no teto, o Fiat Uno é o preferido para quem procura um carro pau-pra-toda-obra. Tanto na primeira geração quanto na segunda, é considerado um modelo robusto e econômico. O motor 1.0 Fire rendia, por exemplo, até 14,4 km/l com gasolina e 9,9 km/l nas versões Mille Economy.
Em uma disputa por resistência, o Volkswagen Fox é outro modelo que certamente se destacaria. Equipado com os motores 1.0 e 1.6 MPI, o hatch alemão tem pegada de minivan e posição mais alta de direção, um diferencial em relação às demais alternativas nessa lista.
Contra fatos não há argumentos: o Volkswagen Gol é o carro dessa lista que mais resistiu no mercado e isso só pode ser explicado pela sua confiabilidade. O hatch é considerado um "trator" quando o assunto é durabilidade e robustez.
Se o assunto é mecânica confiável, o Ford Ka não poderia faltar nessa lista. Tanto na primeira como na segunda geração, o compacto da marca americana era conhecido pela sua motorização sempre adequada ao tamanho e proposta do carro. Por isso, é uma ótima alternativa quando o assunto é resistência.
Vendido por aqui até 2019, o Ford Fiesta é outro carro conhecido pela robustez do seu conjunto mecânico, especialmente nas versões com os motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6. Os dois propulsores permaneceram em linha até 2014.
A primeira geração do Renault Logan pintou por aqui em 2007. Projetado pela divisão romena da marca, a Dacia, o modelo tinha como característica principal a simplicidade da plataforma B0 e a resistência do seu conjunto mecânico. Os motores usados na primeira geração do três volumes eram o 1.0 de 16V, além do 1.6 de 8V ou 16V.
O Renault Clio é um caso curioso: nasceu com a pretensão de ser um "compacto premium", mas na prática nunca chegou lá. Aí foi se popularizando, e ficou mais conhecido pela robustez do que pela beleza - até porque nunca foi bonito, mesmo. Esse "sucesso" se devia ao conjunto mecânico confiável nas versões com motor 1.0 16V de 77 cv e 1.6 16V de 116 cv. A primeira era comportada, mas a segunda era bem divertida de guiar.
O Renault Sandero segue a mesma linha de carros com visual bacana e mecânica robusta. Apesar do tempo de vida, o hatch da Renault sempre foi considerado um modelo resistente e de manutenção descomplicada. Soma-se a isso o preço acessível das peças de reposição. Um conjunto matador para um carro que poderá ser usado por muito tempo, especialmente se for bem cuidado.



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