- Veículos em más condições respondem por 30% dos acidentes em rodovias no país;
- Carro muito rodado (com alta quilometragem) exige cuidado integral: motor, suspensão, freios e eletrônica;
A frota brasileira está cada vez mais envelhecida — hoje com média de 10 anos e 11 meses, segundo o levantamento do Sindipeças — O resultado? Carros com alta quilometragem dominam as ruas. Porém, um cuidado a mais é necessário para evitar custos extras e até mesmo acidentes.
Mas afinal, quais cuidados devemos ter com carros que já têm muitas histórias para contar?
Frota brasileira é dominada por carro com alta quilometragem
Apesar do ritmo crescente da frota de carros novos, a frota de veículos que circula em território nacional é majoritariamente dominada por carros usados.De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e outubro de 2025, mais de dois milhões de automóveis e comerciais leves zero-quilômetro foram emplacados. Nesse mesmo período, mais de 15 milhões de veículos usados foram comercializados, conforme dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
E esse cenário exige atenção, não apenas por questões de durabilidade, mas de segurança: dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que 30% dos acidentes em rodovias são causados por veículos rodando em más condições.
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Porém, um adendo: quilometragem alta não é sinônimo de fim da vida útil ou de automóvel com defeito, pelo contrário. Quando o carro recebe o acompanhamento certo é possível estender a vida útil por bons anos. O segredo está em antecipar falhas, observar sintomas e adotar uma rotina consistente de manutenção e cuidados práticos.
5 dicas práticas para cuidar de carro muito rodado:
- 1. Manutenção preventiva é lei: não espere uma falha se transformar em serviço grande. Revisar o carro periodicamente, trocar componentes antes do desgaste crítico e manter um histórico de manutenção atualizado ajuda a prever gastos e evitar surpresas.
- 2. Cheque sensores e sistema elétrico com mais frequência: veículos mais rodados tendem a sofrer perda de eficiência em sensores, módulos e chicotes. Testes de bateria, alternador, aterramento e leitura de falhas via scanner devem fazer parte da rotina, principalmente se você notar luzes acesas no painel, mau funcionamento de assistentes ou falhas momentâneas de potência.
- 3. Suspensão e direção merecem cuidado especial: folgas, ruídos secos ou sensação de “direção flutuando” podem ser sinal de desgaste em buchas, pivôs, terminais e amortecedores. Esses itens interferem diretamente em estabilidade, frenagem e reações evasivas em caso de emergência.
- 4. Freios 100% confiáveis: perda de firmeza no pedal, vibração ou maior distância de parada não são “características da idade”: são alertas. Discos, pastilhas, fluido de freio e mangueiras precisam ser examinados com rigor redobrado para garantir conformidade e segurança.
- 5. Cheque os fluidos do carro inteiro, não só do motor: o conjunto funciona como um sistema integrado entre transmissão, arrefecimento, direção etc. Todos dependem de fluidos e inspeções que impactam diretamente em desempenho, potência e consumo.
Cuidados extras que fazem diferença em um carro muito rodado
- Acompanhe o consumo real de combustível: aumento repentino pode significar injetores sujos, vela desgastada, vazamentos ou sensores fora de faixa.
- Observe o funcionamento dos assistentes de direção: falhas podem ser intermitentes em módulos desatualizados ou sensores opacos.
- Sempre priorize uma avaliação completa ao notar reinicializações indevidas, perda súbita de potência ou comportamento irregular do motor.
Longevidade vem do cuidado — não do “paliativo”
Carro muito rodado pode continuar entregando conforto e eficiência, mas precisa de soluções, não de improvisos. Óleo mais grosso não conserta motor cansado, fluido velho não segura frenagem e barulho nunca é normal: é aviso.No fim das contas, o recado é um só: motor bem cuidado funciona melhor, dura mais e é mais seguro para todos na estrada. Mas a realidade do dono de carro com alta quilometragem envolve um cuidado mais amplo: planejamento, diagnósticos corretos e uma rotina de prevenção.
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