Como leitor voraz e apaixonado por carros, não deixo escapar nem mesmo os manuais de carros da minha fome por leitura. Já tive até mesmo uma coleção com livretos de uso e manutenção de carros como Fusca, Corcel, Rural Willys e até mesmo o de um Chevrolet Bel Air 1957.
E uma coisa bacana é que mesmo com a - enorme - evolução dos automóveis nos últimos 30 ou 40 anos, algumas das orientações de uso impressas naqueles manuais de décadas atrás ainda são válidas até mesmo para os automóveis atuais. E até mesmo para os elétricos!
Duvida? Confira a seguir cinco dicas do manual do Fusca "Itamar" que ainda servem para os automóveis dos anos 2025.
Nas páginas 3-02 e 3-03, a Volkswagen dá algumas dicas para o dono do Fusca não fazer besteira ao volante e ainda guiar de maneira mais eficiente.
Entre elas estão as seguintes: nunca freie durante as curvas, nunca acelere o motor desnecessariamente, evite transitar em locais alagados que venham a cobrir o sistema de escapamento e ajuste sempre a velocidade do veículo às condições da estrada, do trânsito e atmosféricas.
Na página 3-04, a marca ensina o condutor a conduzir "economicamente". As dicas são simples: acelere sempre de maneira gradativa e mantendo aceleração constante. E, também, manter os pneus calibrados e evitar circular com peso desnecessário.
Inclusive, essas dicas de direção eficiente se aplicam até mesmo aos carros elétricos.
Que me perdoem os fãs: adoro o Fusca, mas o carrinho da Volkswagen não é exatamente referência em posição bacana para dirigir. Mesmo assim, nas páginas 3-14 e 3-15, o motorista é orientado com algumas dicas sobre como regular o banco para a posição mais confortável e segura.
Segundo a Volkswagen, o encosto do banco deve estar inclinado para trás "de 15º a 25º" e os 'braços e pés devem formar um ângulo leve". Ou seja: nem longe demais dos comandos, nem colado no para-brisa.
Os carros de hoje exigem muito menos manutenção que um automóvel de 30 anos atrás. Mas ainda vale seguir as dicas da página 5-02 do manual do Fusca para manter a máquina sempre em ordem.
A Volkswagen orienta o dono do besouro a manter uma rotina semanal de checagens, que inclui itens como nível do óleo do motor, fluido de freio, água do lavador do para-brisa, pressão dos pneus e o funcionamento dos faróis e lanternas.
Seja por uma descarga acidental ao deixar os faróis ou o som ligados, ou por puro e simples desgaste da bateria, mesmo o seu carro novo está sujeito a precisar do auxílio de uma bateria auxiliar para dar a partida.
Pois na página 6-04, o motorista é orientado sobre a ordem correta de conexão dos cabos para a realização do procedimento popularmente conhecido como "chupeta". Além dos óbvios cuidados que você deve tomar para não danificar o seu carro - e nem o fornecedor de energia.



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