5 dicas do Fusca que servem até para os elétricos

Os carros mudaram de maneira absurda nas últimas décadas, mas algumas dicas do clássico parecem valer para sempre

  1. Home
  2. Dicas
  3. 5 dicas do Fusca que servem até para os elétricos
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Como leitor voraz e apaixonado por carros, não deixo escapar nem mesmo os manuais de carros da minha fome por leitura. Já tive até mesmo uma coleção com livretos de uso e manutenção de carros como Fusca, Corcel, Rural Willys e até mesmo o de um Chevrolet Bel Air 1957.

E uma coisa bacana é que mesmo com a - enorme - evolução dos automóveis nos últimos 30 ou 40 anos, algumas das orientações de uso impressas naqueles manuais de décadas atrás ainda são válidas até mesmo para os automóveis atuais. E até mesmo para os elétricos!

Duvida? Confira a seguir cinco dicas do manual do Fusca "Itamar" que ainda servem para os automóveis dos anos 2025.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    O Fusca foi um dos carros mais produzidos na história da indústria automobilística nacional
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    5 dicas do manual do Fusca que servem até para os elétricos

    1. Direção segura

    Nas páginas 3-02 e 3-03, a Volkswagen dá algumas dicas para o dono do Fusca não fazer besteira ao volante e ainda guiar de maneira mais eficiente.

    Entre elas estão as seguintes: nunca freie durante as curvas, nunca acelere o motor desnecessariamente, evite transitar em locais alagados que venham a cobrir o sistema de escapamento e ajuste sempre a velocidade do veículo às condições da estrada, do trânsito e atmosféricas.

    2. Economia e menos poluição

    Na página 3-04, a marca ensina o condutor a conduzir "economicamente". As dicas são simples: acelere sempre de maneira gradativa e mantendo aceleração constante. E, também, manter os pneus calibrados e evitar circular com peso desnecessário.

    Inclusive, essas dicas de direção eficiente se aplicam até mesmo aos carros elétricos.

    Dirigir com calma ainda é a melhor receita para conseguir bons números de consumo
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    3. Posição de guiar

    Que me perdoem os fãs: adoro o Fusca, mas o carrinho da Volkswagen não é exatamente referência em posição bacana para dirigir. Mesmo assim, nas páginas 3-14 e 3-15, o motorista é orientado com algumas dicas sobre como regular o banco para a posição mais confortável e segura.

    Segundo a Volkswagen, o encosto do banco deve estar inclinado para trás "de 15º a 25º" e os 'braços e pés devem formar um ângulo leve". Ou seja: nem longe demais dos comandos, nem colado no para-brisa.

    4. Manutenção periódica

    Os carros de hoje exigem muito menos manutenção que um automóvel de 30 anos atrás. Mas ainda vale seguir as dicas da página 5-02 do manual do Fusca para manter a máquina sempre em ordem.

    A Volkswagen orienta o dono do besouro a manter uma rotina semanal de checagens, que inclui itens como nível do óleo do motor, fluido de freio, água do lavador do para-brisa, pressão dos pneus e o funcionamento dos faróis e lanternas.

    Ainda é importante checar periodicamente os níveis dos fluidos do carro
    Crédito: iStock
    toggle button

    5. Partida com bateria auxiliar

    Seja por uma descarga acidental ao deixar os faróis ou o som ligados, ou por puro e simples desgaste da bateria, mesmo o seu carro novo está sujeito a precisar do auxílio de uma bateria auxiliar para dar a partida.

    Pois na página 6-04, o motorista é orientado sobre a ordem correta de conexão dos cabos para a realização do procedimento popularmente conhecido como "chupeta". Além dos óbvios cuidados que você deve tomar para não danificar o seu carro - e nem o fornecedor de energia.

    Veja também

      Comentários
      Wid badge