5 dicas para evitar acidentes com pista molhada

Com chuva, a aderência dos pneus diminui e o risco de aquaplanagem aumenta. Confira orientações para maior segurança

  1. Home
  2. Dicas
  3. 5 dicas para evitar acidentes com pista molhada
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nos dias de chuva, a aderência dos pneus à pista diminui, com risco até de aquaplanagem, com perda de controle de veículo por conta do excesso de água. Pelo mesmo motivo, a distância necessária para as frenagens aumenta e a conclusão é óbvia: o motorista deve redobrar a atenção para não se envolver em acidentes.

A primeira orientação é reduzir a velocidade com pista molhada, ou seja, rodar abaixo do limite determinado para aquela via. Em caso de derrapagem, por exemplo, fica mais fácil recuperar o controle do veículo ou, pelo menos, os danos de uma eventual colisão serão reduzidos. Também é preciso manter a manutenção do veículo em dia, especialmente os pneus.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Abaixo, confira cinco dicas para rodar com mais segurança nos dias chuvosos e, com isso, reduzir o risco de uma colisão:

1. Embaixo de chuva, além de reduzir a velocidade, aumente a distância em relação ao veículo que transita logo à frente. Na eventualidade de uma frenagem brusca, lembre-se que a pista está mais escorregadia e o risco de derrapagem e/ou aquaplanagem cresce.

2. Se a enxurrada for muito forte, impedindo a visibilidade da via, o melhor a fazer é estacionar o carro em um local seguro e aguardar a chuva diminuir antes de retomar o trajeto. Se você ainda não saiu de casa ou do trabalho e estiver chovendo muito forte, espere igualmente, para não correr riscos desnecessários.

3. Sob chuva, mesmo durante o dia, mantenha os faróis ligados em luz baixa. Isso ajuda o motorista a visualizar a pista e outros veículos, como também contribui para que ele seja visto pelos outros condutores. No entanto, não ligue o farol alto, especialmente sob neblina, pois isso acaba ofuscando os demais motoristas e reduz a sua própria visibilidade. Vale lembrar que rodar com farol baixo sempre ligado é obrigatório em túneis e rodovias, mesmo em período diurno.

4. Conforme citado acima, sob chuva forte a recomendação é reduzir a velocidade e ampliar a distância do veículo que trafega à frente. Porém, se mesmo assim o automóvel aquaplanar, ou seja, perder contato da banda de rodagem com o piso por conta do excesso de água, mantenha a calma. Nessa condição é recomendado tirar o pé do acelerador, não pisar no freio nem mexer o volante até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

5. Se você estiver conduzindo uma moto e o aguaceiro for forte, o ideal é evitar enfrentar a chuva e esperar em um local seguro até que ela passe ou diminua. Caso não tenha como fugir da tempestade, utilize equipamento de proteção adequado, como luvas, botas, capa de chuva, jaqueta e óculos de proteção, caso o capacete seja aberto e sem viseira.

Comentários