Sete dicas sobre o sistema de escapamento

Entenda nesta reportagem especial como funciona o componente e a sua importância para os automóveis

  1. Home
  2. Dicas
  3. Sete dicas sobre o sistema de escapamento
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um sistema de escapamento é composto pelas seguintes peças: coletor de escape, tubos de estepe, silenciador, catalisador e abafador. A função de cada item explica o sistema e ajuda a entender, por exemplo, porque um escapamento furado faz aquele barulho.

Já passou por isso? Nós do WM1 preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre o escapamento do carro! Assim, você tira suas dúvidas e evita dor de cabeça enquanto estiver dirigindo.

Do que é feito o sistema de escapamento?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O escapamento é feito de coletor de escape, tubos de estepe, silenciador, catalisador e abafador. Dentro desse sistema, cada uma das peças tem uma função específica e essencial.

  • Coletor de escape: recolhe os gases e os encaminha para o tubo de descarga, que despacha as emissões para longe do motor. Cada veículo tem um tipo específico de coletor, adequado para o próprio conjunto mecânico
  • Tubos de estepe: conecta todas as peças do sistema de escapamento
  • Silenciador: dividido em intermediário e traseiro, diminui o barulho gerado pelo motor e auxilia na boa performance do carro
  • Catalisador: reduz a toxicidade dos gases antes de liberá-los para o ar. Fica na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o silenciador
  • Abafador: peça auxiliar, absorve os ruídos mais agudos. Há dois tipos, os reativos e dissipativos. Normalmente, é um cano furado envolvido em lã de vidro e basalto
  • Para que serve o escapamento do carro?

    Além de eliminar os gases gerados pela queima de combustível e de reduzir o nível de ruído e de emissão de poluentes na atmosfera, o sistema de escapamento aumenta a massa de ar aspirada para dentro do cilindro, o que eleva a potência do motor.

    Conhecer o sistema de escapamento é fundamental para entender os sinais que seu carro envia
    Crédito: toyota corolla 2018 acessorios escapamento
    toggle button

    O que é escapamento borla?

    É o escapamento esportivo, que tem como principais diferenças – se comparado ao convencional – o coletor de escape maior e mais sofisticado, que permite um ronco do motor mais encorpado e grave, além de maior potência.

    E o que é ponteira de escapamento?

    Ponteira de escapamento é um acessório normalmente decorativo que visa deixar a aparência do carro – principalmente de modelos esportivos – mais atraente.

    Costuma ser uma peça pequena e discreta que confere originalidade ao veículo. A ponteira não costuma alterar – nem para mais, nem para menos – o som do escapamento.

    E se o escapamento falhar?

    Além do barulho incômodo, os gases tóxicos se espalham por todo o carro, região do motor e interior do veículo. Um escapamento quebrado ainda provoca imensa poluição, devido à fumaça, o que pode gerar multa ao motorista.

    O que prejudica?

    Um dos principais fatores é a baixa qualidade do combustível. E como o catalisador é uma peça fundamental, porque transforma os gases poluentes em uma substância menos tóxica, ele se deteriora mais rápido.

    Há 30 anos, um sistema de escapamento durava cerca de cinco anos. Hoje, a média é de três anos. Isso porque os combustíveis adulterados – como acontece hoje – prejudicam os componentes.

    Desta forma, o escapamento precisa estar na lista da revisão do carro a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.

    Ponteiras maiores e decorativas fazem parte da lista de itens de carros esportivos, mas são apenas estéticas
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Como cuidar do escapamento no dia a dia?

    Você pode cuidar do escapamento do seu carro no dia a dia, sim, naquele domingo ou dia de folga ou feriado sem muitas coisas para fazer.

    E isso é simples: basta lavar a parte de baixo do carro com água e sabão neutro – do contrário, as borrachas da suspensão podem ressecar.

    Caso qualquer peça do escapamento esteja oxidada, é preciso que seja substituída.

    Informações sobre o sistema de escapamento é no WM1!

    É isso! Um sistema de escapamento saudável preserva não só o carro, como também o meio ambiente. Agora, se você já está cansado de ter que pensar nisso e prefere um veículo sem problemas, confira agora mesmo o nosso catálogo 0km e escolha o modelo ideal para você!

    Afinal, nós da Webmotors estamos aqui para te ajudar a entender melhor do seu carro e também para te dar aquela forcinha quando o que você quer mesmo é trocar de veículo. Dê uma olhada em nossos modelos!

    Comentários
    Wid badge