Afinal, é válido lembrar que, se você está saindo da rotina, seu carro também está. Em vez do percurso diário, com ida e volta do trabalho, ou semanal, no passeio ao shopping, a atividade nas férias cobra mais do veículo.
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Em geral, temos o carro com mais carga, percorrendo distâncias maiores e/ou em percursos mais demorados, onde o desgaste é mais acentuado. Sendo assim, é crucial que o condutor esteja atento às condições do carro. E é papel do motorista garantir que o veículo esteja em boas condições.
Pensando nisso, o WM1 fez uma lista de cinco itens que devem ser verificados pelo proprietário antes da saída para as esperadas férias de janeiro, e que podem reduzir o risco de dores de cabeça no futuro.
1. Pneus
O primeiro item que não pode faltar na lista de check-up é, sem dúvida, o conjunto de pneus. Isso porque a condição dos componentes pode determinar a segurança do motorista e dos passageiros em várias situações, como, por exemplo, em pisos molhados e dias de chuva.Nessas condições climáticas, os pneus gastos ou carecas podem levar o carro a aquaplanar, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto, causando a perda do controle do veículo.
A condição pode ser conferida na própria garagem ou por um especialista, que deve avaliar o indicador de desgaste da banda de rodagem, o TWI - um ressalto dentro do sulco dos pneus que delimita a altura limite da banda de rodagem.
Caso a altura desse indicador se iguale à da banda, o pneu deve ser trocado. Também é importante conferir a calibragem dos pneus antes de pegar a estrada, sempre seguindo a pressão orientada pelo fabricante.
2. Alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento do carro são importantíssimos para que o motorista tenha pleno controle do veículo. Fora dos padrões, esses parâmetros podem acelerar o desgaste dos pneus, aumentar o consumo de combustível e até provocar acidentes.A checagem do alinhamento deixa todas as rodas orientadas em relação à dianteira do carro. Desse modo, o carro não irá "forçar" o volante para nenhum dos lados, mesmo que o volante esteja solto. O alinhamento ocorre geralmente a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mas antes de sair para uma viagem é bom conferir.
O mesmo vale para o balanceamento, onde são checadas e corrigidas instabilidades estáticas nas rodas e nos pneus. A técnica usa contrapesos, geralmente de chumbo, para manter a roda girando de forma igual. Com isso, são evitados problemas de trepidação do volante, instabilidade e perda de tração.
3. Freios
Em viagens, quase sempre o motorista irá transitar por estradas e rodovias onde a velocidade máxima pode chegar a 120 km/h. Quanto mais se anda, mais se exige do sistema de freios na hora de parar.Por isso, é importante que discos e pastilhas de freio estejam em boas condições. Assim como os demais componentes que fazem parte do conjunto, como tambores, sapatas, lonas, fluido de freio e cilindro-mestre.
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