Quem não regularizar a documentação do veículo no prazo estabelecido pode receber uma infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo para o pátio.
Agosto: licenciamento de veículos com placas final 3 e 4
Vale lembrar que é possível realizar todo o procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente do tipo de veículo.É importante destacar que, em São Paulo, por exemplo, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran ou Poupatempo para emitir a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) - o documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. Para os proprietários de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório começa em setembro, e vai até dezembro.
Como fazer o licenciamento do veículo
É bem simples fazer o licenciamento do veículo. É preciso apenas informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo, como IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento, por exemplo.O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e também nas lotéricas.
Depois que a taxa de licenciamento e eventuais débitos do veículo forem quitados, o serviço será processado automaticamente e o CRLV-e ficará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, para pessoas físicas. O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download, no portal do Detran-SP, no Poupatempo ou ainda no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Caso o proprietário prefira portar o documento impresso, a impressão deverá ser realizada em folha A4 branca.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!
Comentários