Astra e cia: gerações atuais de carros do passado

Os carros a seguir deixaram de ser vendidos por aqui, mas ainda seguem vivos no exterior. Qual merecia uma nova chance?

  1. Home
  2. Dicas
  3. Astra e cia: gerações atuais de carros do passado
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Alguns carros, como o Toyota Corolla e a Fiat Strada, são modelos longevos e que ainda continuam fazendo sucesso no Brasil. Já outros, como o Honda Fit e o Chevrolet Captiva, já fazem parte do passado no mercado brasileiro, embora sigam vivos no exterior.

Confira a seguir como estão as gerações mais recentes de seis carros que no Brasil só aparecem nas listas de carros usados, mas seguem vivíssimos em outros mercados. Quais deles você acha que mereceriam uma nova chance por aqui?

As gerações atuais de carros do passado:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Chevrolet Captiva 645
O atual Chevrolet Captiva é uma variação do chinês Baojun 530 para mercados latinos
Crédito: Divulgação
toggle button

Chevrolet Captiva

Importado do México, o Chevrolet Captiva foi vendido no Brasil entre 2008 e 2017. Nesta primeira geração, o SUV médio era comercializado por aqui em variações com motor 2.4 de quatro cilindros, além dos 3.0 e 3.6 V6.

Por aqui, o modelo foi substituído pelo também mexicano Equinox. Mas em outros mercados da América Latina, o nome Captiva continua em uso em um outro SUV médio, equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv e que é uma variação do chinês Baojun 530 com o logo da gravata dourada.

Fiat E Doblo
Vivo na Europa, o furgão Fiat Doblò está em sua terceira geração
Crédito: Divulgação
toggle button

Fiat Doblò

Enquanto no mercado brasileiro tivemos apenas a primeira geração do Fiat Doblò - produzida entre 2001 e 2021 -, na Europa o modelo está em sua terceira geração.

Lançado em 2022, é feita sobre a plataforma EMP2 da Stellantis. Tem, inclusive, uma variação elétrica, equipada com um motor de 136 cv, e compartilha o projeto básico com modelos da Peugeot e Citroën.

Honda Fit Crosstar 1
O Honda Fit de quarta geração tem visual ainda mais minivan que o das gerações anteriores
Crédito: Divulgação
toggle button

Honda Fit

O Honda Fit teve uma trajetória longa no mercado brasileiro. Foi lançado em 2003 e saiu de cena apenas em 2021, quando a marca japonesa decidiu substituir a terceira geração do monovolume pelo City Hatchback.

No Japão, a quarta geração do Fit está viva desde 2020. O modelo tem um visual ainda mais minivan que nas gerações anteriores, e é comercializado também com motorização híbrida. Será que faria sucesso por aqui?

Hoje um produto Stellantis, o Opel Astra compartilha o projeto básico com o francês Peugeot 308
Crédito: Divulgação
toggle button

Opel Astra

Durante décadas, a filial brasileira da Chevrolet era conhecida pela sua linha de produtos baseada nos carros da alemã Opel, então parte do grupo General Motors e hoje da Stellantis. Um desses carros era o hatch médio Astra, que chegou importado, em 1995, e se despediu definitivamente somente em 2011.

A geração mais recente do modelo médio foi lançada em 2021 no mercado europeu. Como parte da sinergia entre as várias marcas da Stellantis, o Opel Astra atual tem parentesco muito próximo com o Peugeot 308 de terceira geração.

O Golf de oitava geração acaba de passar por um leve facelift
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Golf

O Volkswagen Golf é outro modelo que fez bastante sucesso no Brasil. Chegou como importado, em 1994, e saiu de cena em 2020. Ao todo, foram três gerações vendidas por aqui oficialmente: terceira, quarta e sétima.

No exterior, o Golf está atualmente em sua oitava geração e acabou de estrear um leve facelift no mercado europeu, incorporando, além da atualização no visual, novas tecnologias.

A T7 Multivan é descendente direto da Kombi dos anos 1950
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Kombi

A Volkswagen Kombi foi o modelo mais longevo da indústria automobilística brasileira. Começou a ser produzida por aqui em 1957 e saiu de cena apenas em 2013.

Apesar do ID.Buzz ser conhecido pelo apelido de "Kombi elétrica", a descendente direta do mítico veículo de carga é mesmo a T7 Multivan. Lançada em 2022, é baseado na plataforma MQB Evo (a mesma do Golf "8" e do Audi Q3). Com motorização híbrida plug-in, diesel ou gasolina, leva até sete pessoas.

Veja Mais

    Comentários