Os europeus acabam de ganhar o Citroën e-C3, um elétrico que tem nome bem parecido com o do hatch vendido no Brasil. Mas que, apesar do visual vagamente semelhante ao do compacto brasileiro, é um carro bem diferente.
O caso dos dois hatches compactos da Citroën está longe de ser o único. Confira a seguir outros modelos vendidos por aqui que são bem diferentes dos seus homônimos no exterior.
O C3 brasileiro e o europeu eram bem parecidos nas duas primeiras gerações. Mas a história mudou completamente no carro atual, lançado no ano passado no Brasil como um hatch de baixo custo e pegada SUV.
O abismo entre os carros brasileiro e europeu acabou de aumentar. A quarta geração do modelo estreou por lá na forma do elétrico e-C3. Apesar da carroceria de linhas bem semelhantes, estamos falando aqui de um carro mais sofisticado e que é feito com uma plataforma diferente do C3 para o Brasil.
Outro exemplo de carro feito no Brasil que já foi idêntico ao do exterior, mas hoje totalmente distinto, é o furgão Fiat Fiorino.
O carro brasileiro é feito sobre a base do finado Uno. Já o modelo vendido na Europa é um veículo totalmente diferente, com versões para carga e passageiros.
Se você lê as matérias do WM1, já sabe que existem atualmente dois HR-V no mundo: um modelo global, que é aquele produzido na fábrica da Honda em Itirapina (SP), e um carro exclusivo para os mercado da América do Norte.
Esse HR-V dos americanos é um modelo de porte médio, com motor 2.0 a gasolina de 155 cv e feito sobre a mesma plataforma do Civic de 11ª geração. Se serve de prêmio de consolação, esse mesmo carro estreia em breve no Brasil. Mas aqui será chamado de ZR-V.
O Toyota Yaris é outro exemplo de nome que é usado para mais de um carro. O compacto produzido no Brasil é feito para mercados emergentes da Ásia e da América Latina. Um modelo honesto, mas que não chega a empolgar.
Já o Yaris do Japão e dos mercados europeus é um carro muito mais sofisticado. Lançado em 2020, é feito sobre uma variação da plataforma modular TNGA e tem como variação mais extrema o GR Yaris, um hot hatch de 272 cv.
Apesar de bem parecido com o carro produzido pela Nissan em Resende (RJ), o Kicks que era vendido na Índia era um carro bem diferente. Tanto que é um parente mais próximo do Renault Duster do que do seu homônimo brasileiro.
O Kicks indiano era montado sobre a plataforma B0 da marca francesa. Por isso mesmo, é um carro maior e mais largo. Apesar do visual semelhante, dá para notar a diferença entre os dois por detalhes como a pequena janelinha na porta dianteira (inexistente no Kicks brasileiro).



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