É bizarro, mas é verdade: muitos carros zero km são vendidos sem filtro de ar-condicionado, mesmo que o modelo tenha o sistema de climatização como item de série. Hoje em dia, por incrível que pareça, não existe uma lei que obrigue as montadoras a equipar seus automóveis com a peça, que é responsável pela eliminação das impurezas do ar que os ocupantes respiram.
E o que acontece? Como a ausência do filtro que sai de fábrica, o item passa a ser oferecido no primeiro serviço de revisão do automóvel. E como muitas vezes o cliente nem sabe que o carro dele não tem, acha que talvez seja a hora de "trocar" o equipamento e aceita a instalação.
Sim, sem dúvida, afinal a peça é responsável pela eliminação das impurezas do ar que os ocupantes respiram. Atualmente, com a crise sanitária que o mundo vive devido ao coronavírus, ter um carro com filtro de ar-condicionado tornou-se algo fundamental para a saúde dos passageiros.
E o que fazer nesse momento? O primeiro passo é escolher um modelo que já venha de série com o item - a lista minuciosa de equipamentos que cada fabricante dispõe em seu veículo está no site oficial das montadoras.
Agora, se você já tem um carro que não é equipado com o filtro, a opção mais aceitável, infelizmente, é pagar por um novo - e por sua instalação - no momento da revisão oficial na concessionária. Não é caro: o preço da peça costuma variar entre R$ 10 e R$ 30 em carros nacionais de todos os portes, mas fique ligado, já que a ordem de serviço pode incluir outros trabalhos e, com isso, somar outros valores.
Mesmo assim, você ainda pode estar longe do serviço de manutenção e precisar utilizar o carro para serviços diários, como corridas via aplicativo. Nesse caso, talvez o ideal seja instalar o filtro de ar-condicionado por conta - na concessionária, caso o seu modelo ainda esteja na garantia. Se este é o seu caso, mais um alerta: alguns veículos vêm com o lugar onde o filtro deveria ir totalmente fechado.
Isso posto, temos alguns problemas. O primeiro é que a concessionária pode não querer "abrir" um espaço, ou um novo compartimento, para que você mesmo instale seu filtro. E se você fizer isso com um mecânico de confiança, pode ser que a montadora anule sua garantia se porventura acontecer problemas ocasionados pela modificação personalizada.
Então tome cuidado: se esse for seu caminho, procure pedir cautela ao mecânico para realizar a tarefa.
Nossa dica é preventiva: antes de comprar um carro ou mesmo durante a entrega técnica, pergunte a respeito do filtro de ar-condicionado ao vendedor para evitar surpresas. Este é um detalhe que só depende de você, por isso é importante estar informado - e o WM1 existe para isso.
Mesmo assim, vale destacar que a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) trabalha em uma norma a fim de regulamentar essa questão do filtro de ar-condicionado e sua manutenção. Quem sabe daqui a algum tempo todos os veículos com sistema de ventilação interna passem a sair de fábrica com o equipamento.



Email enviado com sucesso!