Uma das peças mais importantes no funcionamento do veículo, os freios são responsáveis por realizar as frenagens em segurança. Sem eles, poucas pessoas se atreveriam a dirigir um carro nos dias atuais, mas, com eles, é necessário seguir a manutenção correta e em dia.
Agora, vamos falar detalhadamente sobre cada um. Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS. Conheça as diferenças entre eles e saiba qual é o mais indicado para você no momento de decisão de compra do veículo novo ou usado.
Freios a disco
O sistema dos freios a disco funciona, como o próprio nome diz, com um disco que fica preso no cubo da roda. Para realizar a frenagem do carro, as pastilhas são comprimidas nos extremos dessa peça, o que gera o atrito — uma lógica parecida com a que ocorre em bicicletas.Essas pastilhas são encaixadas dentro das pinças junto com os pistões. Quando o motorista pressiona o pedal do freio, elas são acionadas e empurradas contra o disco, resultando na frenagem do carro em instantes.
Freios a tambor
Em meio ao avanço dos automóveis e às invenções iniciadas ao longo do século passado, surgem os freios a tambor. Esse sistema de frenagem é composto pelo próprio tambor, as sapatas, pistões e as molas de retorno. O funcionamento se assemelha ao do freio a disco.Quando acionado o pedal, a pressão é direcionada de forma instantânea pelo fluido até o cilindro que estão os pistões. Esses empurram as sapatas, em direção oposta, contra a parte interna do tambor, que está girando junto com a roda.
Quando entram em contato com essa superfície do tambor, o sistema de lonas produz atrito e transforma a energia cinética do carro em calor e, consequentemente resulta na frenagem do veículo. Até 2014, junto com o sistema de freio a disco, era o mais comum nos veículos, principalmente os populares.
Freios ABS
O freio ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que garante que as rodas parem sem derrapar, ao acionar o pedal de freio de forma brusca, ou seja, oferece maior controle do veículo ao motorista.Tudo graças aos sensores capazes de monitorar durante todo o uso a rotação das rodas e traçar um comparativo com a velocidade em tempo real do veículo. Todas as informações traçadas são repassadas para a unidade de controle do ABS.
Caso essa unidade detecte que as rodas estão a ponto de travar, o sistema entra em ação de forma instantânea, modula a pressão de frenagem e garante o não travamento das rodas, proporcionando uma frenagem segura.
Além destes sensores próprios, o sistema ABS também é utilizado com outras tecnologias que visam trazer mais segurança ao carro. As mais conhecidas são: EBD (Electronic Brake Distribution) ou Distribuição Eletrônica de Frenagem e o ESP (Electronic Stability Program) ou Programa Eletrônico de Estabilidade.
Obrigatoriedade do ABS
Desde 2014, todos os veículos fabricados e vendidos no Brasil são obrigados a contar com este sistema de freios. A decisão foi tomada a partir da resolução n° 380 do Contran, iniciada ainda em abril de 2011. O item tinha se tornado item de série em toda a Europa uma década antes, em 2004.O objetivo da obrigatoriedade foi oferecer aos motoristas e à população em geral mais segurança, uma vez que o freio ABS ou travão ABS foi desenvolvido para ser um sistema de frenagem que não deixa o automóvel sem aderência à pista.
Assim, evita-se o total descontrole do veículo enquanto é conduzido pelo motorista. Além de possibilitar o aumento da estabilidade em condições de frenagens emergenciais, permite o desvio de obstáculos próximos e a parada do carro por completo em um tempo menor.
Bônus: o freio de mão
Até aqui você deve ter se perguntado, em qual desses tipos de freio se encaixa o breque de mão? Conhecido também como freio de estacionamento ou freio mecânico, ele é um sistema totalmente independente dos outros falados acima.Utilizado sempre na hora de estacionar seu veículo e sair do carro, o freio de mão funciona com um sistema de cabos de aço, que são ativados por aquela alavanca quando acionada. Ao ser puxada completamente, as rodas traseiras do veículo são travadas, o que garante a segurança de estacionar em uma inclinação, por exemplo.
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