O canal de notícias da Webmotors

Conheça todos os detalhes da Placa Mercosul

Versão mais recente tem visual mais “enxuto”, sem itens de segurança presentes nos tempos de lançamento experimental

por Marcus Celestino

A atual placa Mercosul perdeu itens de segurança presentes à época de seu lançamento experimental, no Rio de Janeiro, em 2018. A versão mais recente, a quarta, perdeu as palavras “Brasil" e “Mercosul” com efeito difrativo, aplicadas sobre os caracteres e na borda externa; e as ondas sinusoidais, que ficavam no fundo branco a fim de impedir clonagens e falsificações.
A versão atual da placa Mercosul foi definida pela Resolução 780, de 26 de junho de 2019. O padrão, vale frisar, foi adotado em todo o Brasil no ano passado. No entanto, para prever fraudes e tentar reduzir custos, os Detrans cobraram novas mudanças. O Governo Federal, contudo, ainda não mostrou disposição para tal.
Confira as ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Além de ter perdido o que mencionamos anteriormente, a placa Mercosul também deixou de usar o lacre e o substituiu pelo QR code. Foram eliminados também brasão do município de registro do automóvel e bandeira do estado.

Mas e você? Já sabe como é a atual placa Mercosul? Mostramos aqui a versão atual dela, bem como todas as suas especificidades. Confira abaixo:

Placa Mercosul: como é?

Dimensões

Material da Placa Mercosul

Cores

Cor dos caracteres conforme o uso do veículo:

Nome do País (BRASIL)

Fontes

Veja mais especificações da placa Mercosul na Resolução do Contran

Comentários

Carregar mais