Durante o inverno, a pintura do carro exige atenção redobrada. A combinação de frio, sereno, sujeira e geada, em algumas regiões, pode causar manchas, perda de brilho e até trincas na camada de verniz, comprometendo a aparência do veículo e gerando gastos com manutenção estética.
Embora nem sempre visíveis de imediato, esses danos se acumulam ao longo do tempo e afetam diretamente a durabilidade da pintura.
Esses efeitos são comprovados por pesquisas recentes do setor. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), a busca por serviços de repintura automotiva cresceu 3,6% em 2025, impulsionada tanto por reformas em carros usados quanto pela necessidade de corrigir danos causados por descuidos no cuidado diário.
Para evitar esse tipo de desgaste, o gerente técnico da Divisão de Repintura Automotiva da PPG, Ricardo Vettorazzi, recomenda medidas simples, mas eficazes, que ajudam a preservar o aspecto original da pintura no inverno.
Embora pareça uma forma de conservação, o polimento frequente pode desgastar a camada final da pintura. "Mesmo em carros brancos ou de cores claras, o excesso de polimento reduz a proteção oferecida pelo verniz, já que muitos modelos utilizam o mesmo tipo de acabamento", explica Ricardo.
O especialista orienta o uso de sabão com pH neutro na limpeza. Substâncias como gasolina, álcool e solventes não devem ser aplicadas sobre a lataria, pois podem agredir a camada protetora da pintura. Em casos de sujeiras ácidas, como fezes de aves, o ideal é lavar a área imediatamente e secar bem a superfície.
Com a chegada das frentes frias, o acúmulo de sereno e cristais de gelo pode provocar manchas e microfissuras na pintura. A recomendação é proteger o carro em garagens cobertas ou utilizar capas automotivas adequadas.
No entanto, o uso da capa exige atenção: ela só deve ser colocada com o carro limpo e seco. Poeira ou umidade sob o tecido podem causar riscos e manchas.
Em caso de danos, a recomendação é procurar profissionais capacitados, que trabalhem com tecnologias de repintura mais duráveis, como produtos com base de água e de alto sólidos. O técnico também poderá avaliar se o reparo deve ser feito com correções localizadas ou se será necessário repintar toda a peça.
Quem fez reparos recentes na pintura deve evitar a lavagem em máquinas automáticas por, no mínimo, 30 dias. A aplicação de cera também exige cautela: só deve ser feita após 90 dias, quando o verniz já estiver completamente seco.
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