Dez itens para deixar ou não dentro do carro

Preparamos uma lista de coisas que podem ser úteis ou até mesmo perigosos se deixados no interior do veículo

  1. Home
  2. Dicas
  3. Dez itens para deixar ou não dentro do carro
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem usa o carro diariamente, seja para ir e voltar do trabalho ou por lazer, transforma o veículo em uma extensão da própria casa ao deixar objetos pessoais dentro do automóvel. Alguns itens podem ser úteis em emergências, enquanto outros podem ser perigosos e até mesmo nocivos à saúde.

Além disso, o acúmulo de objetos desnecessários acrescenta peso ao veículo, o que afeta o consumo de combustível e provoca o desgaste prematuro dos freios, pneus e suspensão. Sem falar que embalagens com restos de alimentos e lixo podem causar mau cheiro no interior do carro.

Para te ajudar a organizar o que deve ou não transportar, o WM1 preparou uma lista com dez itens que você deve ou não deixar dentro do seu carro. 

Deixe no interior do veículo

1 - Guarda-chuva

 Guarda-chuva compacto ocupa pouco espaço e te ajuda quando cai aquela chuva inesperada
Legenda: Guarda-chuva compacto ocupa pouco espaço e te ajuda quando cai aquela chuva inesperada
Crédito: Reprodução

Um guarda-chuva pode ser muito útil naqueles dias em que o clima muda de repente. Vai evitar que você se molhe ao sair do veículo durante uma chuva. Há diversos modelos compactos à venda, que ocupam pouco espaço no interior do veículo.

2 - Kit de ferramentas

Kit de ferramentas é útil para fazer pequenos reparos no veículo
Kit de ferramentas é útil para fazer pequenos reparos no veículo
Crédito: Reprodução

Um pequeno kit de ferramentas pode ajudar o motorista a resolver pequenos problemas até que tenha tempo de ir a uma oficina mecânica. Ter dentro do carro itens como um alicate, chaves de fenda e phillips, rolos de fita isolante e uma lanterna pode quebrar o galho em algumas situações adversas.

3 - Kit de primeiros socorros

Kit de primeiros socorros
Kit de primeiros socorros com itens básicos pode ser bastante útil em pequenas emergências
Crédito: Reprodução

Você não precisa transformar o carro numa farmácia, mas é sempre bom ter à disposição antissépticos, bandagens, esparadrapos, gaze e luvas descartáveis para fazer pequenos curativos. Analgésicos e antitérmicos podem aliviar um mal estar durante uma viagem.

4 - Carregador e suporte para telefone celular

Hoje em dia, o celular serve para uma série de tarefas cotidianos. E no carro não é diferente. O aparelho serve tanto para ajudar o motorista a encontrar uma saída para o trânsito como para que os passageiros ouçam as suas músicas favoritas. Por isso, é importante manter cabo e carregador veicular no carro para manter a bateria sempre com carga.

Para quem usa aplicativos de navegação, como o Waze, é importante não deixar o celular te atrapalhar enquanto dirige. Afinal, manusear o telefone ao volante é uma infração de trânsito sujeita a multa e pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para evitar esse tipo de problema, utilize um suporte próprio para o uso em automóveis.

5 - Máscara descartável e álcool gel

Álcool gel e máscaras são essenciais em tempos de pandemia
Álcool gel e máscaras descartáveis são essenciais em tempos de pandemia
Crédito: Reprodução

Há pouco mais de um ano, fomos surpreendidos pela pandemia de covid-19, que nos obrigou a adotar o distanciamento social e novas regras de convivência. Deixar algumas máscaras descartáveis no veículo pode nos auxiliar, uma vez que atualmente não podemos entrar em lugares público sem o uso delas.

Portar um pequeno frasco de álcool em gel para higienizar as mãos e objetos pessoais também é recomendável, embora muita gente tenha receio de deixar o produto no interior do veículo por medo de incêndio. Mas fique tranquilo, pois o risco do álcool em gel pegar fogo dentro do carro é praticamente inexistente. O ponto de ignição do etanol 70% só ocorre acima de 300ºC, temperatura impensável para a cabine de um veículo fechado, mesmo que passe horas e horas sob o sol.

Não deixe no interior do veículo

1 - Garrafas PET com água

Garrafas com água podem provocar incêndio no interior do veículo
Garrafas com água podem provocar incêndio no interior do veículo ao funcionarem como lupa
Crédito: Reprodução

Manter-se hidratado é muito importante para a saúde, porém, não é recomendado manter garrafas do tipo PET dentro do veículo. Isso porque, sob a luz solar, elas podem funcionar como uma lupa e provocar incêndio no estofamento dos bancos ou outros materiais.

Além disso, as garrafas PET, quando expostas a altas temperaturas, liberam na água substâncias tóxicas para a saúde humana. Se você tem o hábito de carregar uma garrafinha de água no carro, dê preferência para recipientes de alumínio, que além de não serem nocivas à sua saúde, ainda reduzem o descarte desnecessário de plástico e ajudam a manter a água fresca por mais tempo.

2 -  Isqueiros, aerossóis e objetos inflamáveis

Aerossóis contém substâncias inflamáveis e podem explodir quando expostos ao calor excessivo
Crédito: Divulgação

Os sprays aerossóis e isqueiros são objetos inflamáveis e, portanto, não combinam com o calor que pode ficar no interior do veículo. Com o aumento da temperatura da cabine as substâncias inflamáveis desses recipientes podem entrar em combustão e, consequentemente, provocar um incêndio.

3 -  Equipamentos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos podem ser danificados pelo calor da cabine e chamam a atenção de ladrões
Crédito: Reprodução

Equipamentos eletrônicos, como telefones celulares e notebooks, são sensíveis ao calor excessivo. Deixá-los dentro do veículo pode danificar esses aparelhos, pode, inclusive, causar danos irreparáveis. Sem falar que equipamentos à mostra no interior do carro se tornam alvos para os ladrões.

4 - Medicamentos

Medicamentos podem sofrer alterações pelo calor da cabine do veículo
Crédito: Reprodução

Os medicamentos são extremamente sensíveis à luz e à variação de temperatura. Por conta disso, podem perder seu efeito ou até mesmo se tornar nocivos à saúde se ficarem expostos ao calor excessivo. Caso você tenha de levar algum tipo de remédio, o ideal é levá-los na mochila ou na bolsa.

5 - Objetos de valor

Objetos de valor no interior do veículo chamam a atenção de ladrões

Objetos de valor, como carteiras, dinheiro, equipamentos eletrônicos e malas, chamam a atenção dos criminosos. Desta forma, não devem ser deixados no interior do veículo.

Tags:Lista
Comentários