Já diz o ditado: carro é feito para rodar. Em um veículo a combustão, é preciso tomar uma série de cuidados para garantir que, depois de um período de hibernação, o automóvel esteja em condições plenas de rodagem. Pois os elétricos e híbridos plug-in exigem alguns cuidados extras se tiverem que ficar mais de um mês sem uso, com o objetivo de proteger a bateria do conjunto motriz.
Da mesma maneira que equipamentos como celulares e notebooks, a bateria motriz dos carros é do tipo íon de lítio e perde carga gradualmente ao longo do tempo e enquanto não foram carregadas, em um ritmo que varia entre 3% e 5% da carga por mês. Esse consumo pode ser maior por fatores como altas ou baixas temperaturas na garagem em que o carro estiver estacionado.
Para garantir a vida útil da bateria, os fabricantes recomendam que o carro seja estacionado com com uma carga intermediária (em torno de 50%), que é suficiente para garantir que os sistemas fiquem energizados por um longo período. Vale lembrar que que zerar a carga da bateria acelera sua degradação.
Para aqueles que têm uma tomada na garagem, outra opção é manter o carro constantemente ligado na tomada. Mas é fundamental programar ciclos controlados de recarga, que desconectam o automóvel automaticamente do carregador ao fim do prazo estipulado.
Além da bateria motriz, outro cuidado deve ser tomado com o acumulador de 12 Volts, necessário para fornecer energia para os acessórios e sistemas elétricos como faróis e a central multimídia.
Embora a bateria motriz se encarregue de manter a carga da peça de baixa tensão em um nível ideal, pode descarregar caso ocorra algum problema ou mesmo pelo desgaste natural.
Neste caso, o carro não irá funcionar e nem será possível carregar a bateria motriz. Será necessário recorrer a uma bateria auxiliar, como em um automóvel a combustão.
A mesma regra dos carros elétricos vale também para os híbridos plug-in, que são aqueles modelos cuja bateria motriz pode ser recarregada na tomada.
Com o objetivo de evitar o desgaste acelerado da bateria, os fabricantes também recomendam que o automóvel seja hibernado com uma carga intermediária na bateria motriz.
No manual dos seus carros, por exemplo, a Volvo destaca que automóveis que ficarem parados por mais de um mês devem ser estacionados com 25% de carga na bateria para evitar danos por excesso ou falta de energia por longos períodos.
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