O canal de notícias da Webmotors

Evite para-brisa embaçado em dias de chuva

Para garantir boa visibilidade e segurança, basta seguir alguns cuidados simples, mesmo em carros sem ar-condicionado

por Redação WM1

Nos dias de chuva, que são comuns no verão, um problema que o motorista enfrenta é o embaçamento do para-brisa e outros vidros do veículo, prejudicando a visibilidade e a segurança.
De acordo com a Monroe, o vidro fica embaçado sempre que a temperatura no interior do veículo é maior que a externa, por conta da condensação da umidade do ar da cabine, mais quente, ao entrar em contato com o para-brisa, mais frio.

Para modelos equipados com ar-condicionado, a solução do inconveniente é bem simples: basta ligar o equipamento para igualar as temperaturas externa e interna e, ainda por cima, remover a umidade da cabine, justamente aquela que embaça os vidros. O desembaçamento fica ainda mais rápido e eficiente se você direcionar o fluxo de ar no para-brisa.
Porém, como fica a situação daqueles que não têm ar-condicionado? Nesse caso, a Monroe recomenda usar o ar-quente, se estiver disponível, voltado diretamente ao para-brisa.
Se o veículo também não tiver ar-quente, simplesmente direcione o ar externo contra o vidro dianteiro. Vai demorar um pouco mais, no entanto a dica funciona. Além disso, ajuda bastante deixar uma fresta aberta nos vidros laterais, mesmo que entre um pouco de chuva no automóvel. Aquelas calhas de chuva vendidas em lojas de autopeças previnem que isso aconteça.

Popularmente, são mencionadas outras práticas para impedir o embaçamento dos vidros em dias chuvosos ou mais frios, como passar fumo ou batata nos vidros, cuja eficiência é duvidosa, além de ser nada prático. Existem produtos antiembaçamento que dão conta do recado e podem ser encontrados em lojas de produtos automotivos.
Só evite passar a mão no vidro embaçado, pois a gordura da pele acaba piorando as coisas, e também evite usar flanela ou pano, que podem também agregar sujeira aos vidros, indica a Monroe.

Comentários

Carregar mais