A seguir vamos entender um pouco mais sobre esse item fundamental ao desempenho do seu carro.
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O que é (e para que serve) o filtro de ar do motor?
O filtro de ar do motor é uma peça localizada próxima ao propulsor do veículo. Sua função é reter o máximo possível das impurezas do ar que será misturado ao combustível por meio da injeção eletrônica. Desse modo, o processo de combustão ocorre da maneira adequada no motor do carro.Embora seu formato costume variar de acordo com cada veículo e montadora, reconhecê-lo está longe de ser uma tarefa complicada. Trata-se de uma estrutura sanfonada em papel ou espuma, com tons claros, unidas através de cápsulas metálicas ou de borracha.
Detalhe é que essa peça conta com diversas camadas, desde superficiais a mais profundas, capazes de reter partículas de até um mícron. Para se ter uma ideia do que significa essa medida, é nada menos que um grão de areia de dois milímetros dividido por 2 mil.
Quais as consequências de um filtro de ar do motor em mau estado?
Para compreender esse cenário é preciso primeiro imaginar um filtro de ar do motor com fissuras causadas pelo excesso de exposição a detritos. O resultado disso é que a peça não cumprirá seu papel de retenção adequadamente. Logo esses grãos ultrapassarão o filtro mais frequentemente, rumo à câmara de combustão.Por lá, além de se misturarem ao combustível, essas partículas podem se acumular e se prender ao cilindro e ao conjunto móvel do motor, formado por pistão, bielas e árvore de manivelas (o virabrequim). A longo prazo, o resultado pode ir desde o emperramento até a rachadura nessas peças.
Outro cenário de pesadelo para os donos de carros é se houver o entupimento do filtro, por conta do excesso de detritos depositados em sua superfície. Isso prejudica a entrada de ar e, consequentemente, a “geração” do oxigênio, elemento essencial à combustão, no motor.
Em ambas as situações (ruptura do filtro ou acúmulo de detritos em sua superfície), vários problemas podem acontecer com o carro além da própria avaria em peças – como mencionado. O mais comum deles é o aumento no consumo de combustível.
No caso do filtro de ar rompido, as impurezas atrapalham a queima e obrigam o motor a injetar mais combustível. Já quando o problema é entupimento, o ar necessário para uma combustão adequada é insuficiente, o que força as velas e o próprio motor.
Além do impacto no consumo, um filtro de ar do motor velho pode causar:
- Perda de potência, como a retomada de velocidade, em especial, nas marchas mais baixas;
- Aceleração oscilante, ou seja, quando o carro acelera sozinho, sem o comando do motorista;
- Vazamentos, por conta do fluxo irregular na combustão, e fumaça.
Quando é a hora de trocar o filtro? 4 pontos para se levar em conta
Geralmente, a recomendação é de que o filtro de ar do motor seja trocado, no máximo, a cada 12 meses ou 10.000 quilômetros rodados. Porém, vale destacar que essa não é, digamos, uma “ciência exata”. Por dois motivos.Primeiro é que a vida útil do filtro pode variar de acordo com cada carro e montadora – portanto, é importante conferir essa informação no manual do proprietário. Já o segundo motivo tem a ver com o próprio ambiente em que o carro roda. Por exemplo: um veículo que percorra estradas de terra assiduamente está mais exposto a detritos que um que circule apenas pela cidade, por isso demanda uma “atuação” mais frequente do filtro. Mas a boa notícia é que, com atenção a alguns detalhes, é possível evitar transtornos pelo funcionamento inadequado da peça. São eles:
- 1. Esteja atento ao consumo de combustível. Embora uma elevação nesse índice possa ter diversas origens, um filtro de ar do motor em mau estado é uma possível causa.
- 2. Analise se a performance do carro está adequada, sobretudo em termos de retomada de velocidade e fluidez nas marchas mais baixas.
- 3. Fique atento a ruídos diferentes do motor, assim como indícios de fumaça originados por ele.
- 4. Crie uma rotina para checar as peças do motor do seu carro, entre as quais, o filtro de ar.
Por tudo isso, lembre-se do ditado “o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”. A troca do filtro de ar do motor é barata e ter uma atenção constante ao seu funcionamento pode evitar muitas dores de cabeça na manutenção do seu carro.
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