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Filtro de ar do motor: quando é hora de trocá-lo?

Entenda a importância dessa peça para o seu carro e como substitui-la na hora certa pode te poupar de transtornos

por Redação WM1

Você sabia que um carro é composto, em média, por mais de 80 mil itens? Logo, manter toda essa orquestra automotiva em perfeito funcionamento está longe de ser uma tarefa simples, algo que faz com que os donos geralmente destinem atenção a peças maiores. Porém, há itens discretos (e baratos) que podem trazer enorme dor de cabeça quando estão distantes do funcionamento ideal: um deles é o filtro de ar do motor.
A seguir vamos entender um pouco mais sobre esse item fundamental ao desempenho do seu carro.
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O que é (e para que serve) o filtro de ar do motor?

O filtro de ar do motor é uma peça localizada próxima ao propulsor do veículo. Sua função é reter o máximo possível das impurezas do ar que será misturado ao combustível por meio da injeção eletrônica. Desse modo, o processo de combustão ocorre da maneira adequada no motor do carro.
Embora seu formato costume variar de acordo com cada veículo e montadora, reconhecê-lo está longe de ser uma tarefa complicada. Trata-se de uma estrutura sanfonada em papel ou espuma, com tons claros, unidas através de cápsulas metálicas ou de borracha.
Detalhe é que essa peça conta com diversas camadas, desde superficiais a mais profundas, capazes de reter partículas de até um mícron. Para se ter uma ideia do que significa essa medida, é nada menos que um grão de areia de dois milímetros dividido por 2 mil.

Quais as consequências de um filtro de ar do motor em mau estado?

Para compreender esse cenário é preciso primeiro imaginar um filtro de ar do motor com fissuras causadas pelo excesso de exposição a detritos. O resultado disso é que a peça não cumprirá seu papel de retenção adequadamente. Logo esses grãos ultrapassarão o filtro mais frequentemente, rumo à câmara de combustão.
Por lá, além de se misturarem ao combustível, essas partículas podem se acumular e se prender ao cilindro e ao conjunto móvel do motor, formado por pistão, bielas e árvore de manivelas (o virabrequim). A longo prazo, o resultado pode ir desde o emperramento até a rachadura nessas peças.
Outro cenário de pesadelo para os donos de carros é se houver o entupimento do filtro, por conta do excesso de detritos depositados em sua superfície. Isso prejudica a entrada de ar e, consequentemente, a “geração” do oxigênio, elemento essencial à combustão, no motor.
Em ambas as situações (ruptura do filtro ou acúmulo de detritos em sua superfície), vários problemas podem acontecer com o carro além da própria avaria em peças – como mencionado. O mais comum deles é o aumento no consumo de combustível.
No caso do filtro de ar rompido, as impurezas atrapalham a queima e obrigam o motor a injetar mais combustível. Já quando o problema é entupimento, o ar necessário para uma combustão adequada é insuficiente, o que força as velas e o próprio motor.
Além do impacto no consumo, um filtro de ar do motor velho pode causar:

Quando é a hora de trocar o filtro? 4 pontos para se levar em conta

Geralmente, a recomendação é de que o filtro de ar do motor seja trocado, no máximo, a cada 12 meses ou 10.000 quilômetros rodados. Porém, vale destacar que essa não é, digamos, uma “ciência exata”. Por dois motivos.
Primeiro é que a vida útil do filtro pode variar de acordo com cada carro e montadora – portanto, é importante conferir essa informação no manual do proprietário. Já o segundo motivo tem a ver com o próprio ambiente em que o carro roda. Por exemplo: um veículo que percorra estradas de terra assiduamente está mais exposto a detritos que um que circule apenas pela cidade, por isso demanda uma “atuação” mais frequente do filtro.
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Mas a boa notícia é que, com atenção a alguns detalhes, é possível evitar transtornos pelo funcionamento inadequado da peça. São eles: Analise atentamente se seus papéis ou espumas não estão amassados ou com fissuras maiores que o padrão. Fique atento também à coloração, pois o escurecimento indica acúmulo excessivo de partículas na superfície.
Por tudo isso, lembre-se do ditado “o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”. A troca do filtro de ar do motor é barata e ter uma atenção constante ao seu funcionamento pode evitar muitas dores de cabeça na manutenção do seu carro.

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