A Hyundai atingiu nesta terça-feira (10) a marca de 2 milhões de automóveis produzidos na fábrica de Piracicaba (SP), inaugurada em 2012. É de lá que saem os modelos da família HB20 e também o SUV Creta. São carros populares e que estão entre os mais vendidos de suas categorias. Hoje, ninguém questiona os produtos da Hyundai pela origem da marca. Mas, pelo menos até o início dos anos 2000, os automóveis da marca sul-coreana eram quase desconhecidos e encarados com desconfiança no mercado brasileiro.
Essa imagem só foi mudar com a chegada de modelos como o SUV Tucson, o sedã grande Azera e o hatch i30. Confira a seguir cinco modelos anteriores à fase de ouro da Hyundai no Brasil:
Hyundai: dos modelos exóticos aos 2 milhões de carros
Hyundai Excel
Difícil de ver nas ruas brasileiras mesmo quando era novo, o Excel foi um dos primeiros carros da Hyundai comercializados no mercado brasileiro.Posicionado em tamanho entre modelos como o Ford Escort e o Volkswagen Logus, o Excel chegou ao Brasil em 1992, em sua segunda geração, nas carrocerias hatch e sedã, e foi comercializado apenas com o motor 1.5 de quatro cilindros e 77 cv.
Hyundai Accent
Substituto do Excel, o Accent foi um pouco mais popular e chegou ao Brasil em 1995. Era um modelo médio, de três volumes, que foi oferecido em variantes de duas e quatro portas no mercado brasileiro.Além da opção do motor 1.3 de 70 cv, as versões mais caras do modelo eram comercializadas com um 1.5 12V de 88 cv. O Accent saiu de cena no Brasil no início dos anos 2000, quando já estava em sua segunda geração.
Hyundai Galloper
O primeiro SUV oferecido pela marca sul-coreana no mercado brasileiro, lá no final dos anos 1990, foi o Galloper. Um modelo utilitário esportivo raiz, com tração 4x4 e chassi convencional, que era baseado no Mitsubishi Pajero dos anos 1980. Na época, a Hyundai tinha um acordo de cooperação tecnológica com a marca japonesa, o que explica o fato de os dois motores disponíveis para o Galloper (um 2.5 diesel e um 3.0 V6 a gasolina) também serem projetos da Mitsubishi.Hyundai h200
Também derivada de um projeto Mitsubishi, a van h200 foi o modelo mais conhecido dessa fase inicial dos carros da Hyundai no Brasil. Junto da Kia Besta, agitou o mercado de veículos comerciais leves para transporte de passageiros, até então dominado pela Volkswagen Kombi.Hyundai Sonata
O Sonata chegou ao Brasil em sua segunda geração, em 1992. Sedã médio-grande, concorria diretamente com outros modelos importados nesse início dos anos 1990, como o japonês Honda Accord.Oferecia conjunto mecânico moderno e potente para a época, como um motor 3.0 V6 de 146 cv e câmbio automático de quatro marchas.
Comentários