Manutenção: mantenha a relação da moto em dia

Corrente, coroa e pinhão maltratados têm vida útil reduzida e podem travar ou quebrar. Veja como evitar esses problemas

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Roberto Dutra
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Uma corrente mal lubrificada pode, além de danificar o conjunto de relação da moto (corrente, coroa e pinhão), causar seu rompimento ou travamento. E isso pode causar um acidente sério.

Evitar esses problemas é relativamente simples: basta manter a relação da moto sempre limpa, lubrificada e regulada. Para ajudar o caro leitor que também é motociclista, listamos abaixo os principais cuidados com esses componentes vitais:

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Como manter a relação da moto sempre em dia:

1. O proprietário da moto deve observar com frequência as condições da corrente: a periodicidade para lubrificar a corrente de uma moto varia bastante de acordo com o uso. Condições de muita contaminação por sujeira, com poeira, terra, areia ou dias chuvosos, aceleram a necessidade de limpeza e relubrificação. O ideal é fazer uma inspeção no conjunto pelo menos uma vez por semana.

Antes de lubrificar e regular a relação, é preciso limpar o conjunto com desengraxantes adequados
Crédito: Reprodução
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2. Antes de lubrificar, é preciso limpar a corrente para tirar todos os resíduos de óleo e graxa velhos, e de sujeiras oriundas das ruas. O melhor recurso é usar um desengraxante próprio para correntes. Em seguida, use uma escova para remover a sujeira e os resíduos antigos dos elos da corrente.

Depois desse procedimento, passe mais uma vez um pouco de desengraxante e finalize a limpeza com um pano limpo, removendo totalmente a sujeira e o produto. Evite usar gasolina, óleo diesel e principalmente solventes - eles danificam os retentores das correntes que usam esse tipo de anel de vedação.

Muitos lubrificantes específicos para correntes de motos vêm em forma de spray: aplicação fácil
Crédito: Reprodução
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3. Aplicar o lubrificante certo e de forma adequada - na mesma quantidade e em todos os elos. A melhor escolha são os lubrificantes específicos para correntes de motos,. Muitos, aliás, vêm em forma de spray e têm aplicação bem fácil. Em casos excepcionais, vale usar graxa, graxa branca e até mesmo óleo.

A falta de lubrificação da corrente leva ao mal funcionamento do conjunto de transmissão e reduz sua vida útil. E também não se deve exagerar: "A aplicação exagerada de lubrificante pós-limpeza pode espalhar o produto por outras partes, sujando para-lamas, quadro e balança, entre outros componentes, devido à rotação da roda. E pode até contaminar os pneus e interferir em sua aderência”, diz Caio Freitas, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil.

Antes e depois: a corrente com aparência ruim ficou novinha em folha
Crédito: Reprodução da internet
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4. Depois de limpa e lubrificada, a corrente da moto deve ser regulada. Aí é só ajustar a folga, sem deixá-la solta ou presa demais - o ideal é entre 1,5 cm e 2 cm de folga. Pronto: você já pode voltar pra pista em segurança!

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