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Motor turbo precisa ficar ligado para resfriar?

Unidades mais modernas dispensam esse comportamento graças à bomba elétrica do fluido de arrefecimento

por Renan Rodrigues

Os primeiros motores turbo no Brasil enfrentaram alguns problemas devido ao “cozimento” do óleo. Isso acontecia devido ao calor extra das turbinas quando o carro era desligado. Por isso, os fabricantes recomendavam que o carro ficasse ligado durante um tempo para resfriar o óleo parado ao redor da árvore do turbocompressor.

Será que ainda hoje se mantém assim? É prudente chegar em casa, após vários quilômetros rodados, e apenas desligar o veículo?

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Apenas após viagens longas

Em geral, no uso comum, não é mais necessário manter o carro ligado para resfriar o lubrificante. Isso graças a uma bomba elétrica de fluido de arrefecimento. O dispositivo fica ativo mesmo quando você desliga o carro, o que garante, assim, o resfriamento do óleo.

Outro dispositivo de segurança desenvolvido com a tecnologia está presente em carros com sistema start-stop. Motores turbo dotados com esse recuso dispõem de uma proteção eletrônica que impede que o conjunto seja desligado caso a temperatura esteja muito elevada.

No entanto, há uma situação em que se recomenda manter o carro em funcionamento em marcha lenta por uns cinco minutos para ajudar a resfriar o óleo. Depois de dirigir muitos quilômetros, como em uma viagem, com o carro em sua capacidade máxima de carga. Nesse cenário, o conjunto mecânico é muito exigido, por isso, é prudente adotar essa medida.

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