O canal de notícias da Webmotors

Fluido de freio merece atenção especial

Especialista explica importância do líquido no sistema de frenagem e os cuidados para evitar problemas e acidentes

por Lucas Cardoso

O sistema de freios dos carros é formado por diversas partes que merecem igualmente a atenção do proprietário. Pastilhas e discos costumam ser os mais lembrados, mas o fluido de freio também precisa de um olhar cuidadoso.
Com papel fundamental no sistema de frenagem, o fluido pode sofrer degradação pela umidade e o tempo de troca ou checagem nem sempre está vinculado ao das outras partes.
Segundo especialistas, a condição ruim do fluido pode gerar corrosão de peças, alterar a viscosidade, danificar tubulações e prejudicar o funcionamento do ABS. E, no fim das contas, pode até provocar acidentes.

Como se prevenir de problemas com o fluido de freio

Por se tratar de um líquido com propriedades higroscópicas — que absorve a umidade do ar —, a degradação do fluido de freio é ligada às condições externas e de uso. Isso significa que, em cidades mais úmidas e em situações de uso extremo do sistema, é necessária uma rotina diferenciada de checagem da condição do fluido.
É comum que o nível do fluido de freio diminua com o desgaste das pastilhas e dos discos. Contudo, se a quantidade do líquido estiver excessivamente baixa, pode sugerir que haja um vazamento. Então é importante checá-lo em todas as revisões e fazer a troca, no máximo, a cada 12 meses. Vale destacar que o prazo independe da quilometragem.
Oferta Relacionada: Marca:TOYOTA Modelo:COROLLA-CROSS

Nada de economizar

A troca do fluido de freio é um processo rápido, que é feito a partir da retirada do líquido antigo por um método popularmente chamado de "sangria", e a adição do novo fluido no reservatório. Apesar de simples, o especialista orienta que essa substituição deve ser feita sempre por profissionais.
É bom evitar o uso de fluido antigo. Não é recomendado utilizar um produto vencido ou que já teve sua embalagem aberta há um longo período, pois o fluido pode estar com a temperatura de ebulição abaixo do esperado e, consequentemente, sua vida útil será inferior à projetada.
Oferta Relacionada: Marca:RENAULT Modelo:KWID

Tipos de fluido de freio

O fluido de freio tem diversas classificações baseadas no padrão da norma Department of Transportation (DOT). Esse sistema hierarquiza o líquido com base em diversos parâmetros, como viscosidade e temperatura na qual atinge o ponto de ebulição. Os principais tipos são DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. Cada um é indicado para um tipo de sistema, por isso é importante verificar no manual do seu carro antes de tudo.
Carros modernos equipados com sistemas como ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração, normalmente exigem a norma DOT 4 LV por necessitarem de viscosidade mais baixa. Já carros e motos de alta performance costumam usar fluido de freio DOT 5.1, também por conta da viscosidade baixa e do ponto de ebulição mais elevado.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas