Muita gente tem um equipamento caracterizado pelos faróis de acendimento automático (chamado por algumas montadoras de sensor crepuscular), que tem como principal função ligar e desligar os faróis de acordo com a luz ambiente (do lado de fora).
Mas e quando as luzes lá dentro estão acesas e os faróis não? Vamos entender isso. Precisa de um carro novo? Venha conferir as ofertas da Webmotors
Faróis apagados: o que fazer?
O lance é que nem todo mundo sabe usar o sensor crepuscular. E muitas pessoas também esquecem que, para fazê-lo funcionar, a chave de comandos dos faróis precisa estar no "Auto".Desse modo, muita gente roda com o painel aceso (outra tecnologia aplicada nos carros atuais, que automaticamente mantêm a luminosidade da cabine acesa quando o ambiente fica escuro) e não percebe que o carro está com as luzes desligadas do lado de fora.
Não é só à noite
Tem mais: de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), esse tipo de confusão não acontece só à noite, mas também em condições climáticas que exigem o uso de faróis, como por exemplo quando há chuvas fortes ou neblina.Laís Vieira, 24, psicóloga de São Paulo, é a personagem desta matéria. Ela disse à reportagem do WM1 que costuma rodar de carro à noite e sempre vê a mesma cena. "É comum ver pessoas dentro dos carros com a luz do painel acesa, mas com os faróis e lanternas apagados, o que é bem perigoso".
O que dizem as autoridades
Rodar dessa maneira, segundo autoridades especialistas em trânsito, aumenta o risco de acidentes porque os dispositivos de luz não têm só a função de iluminar, mas também de chamar a atenção de outros motoristas e pedestres, além de ciclistas e motociclistas - ou seja, de fazer com que o carro seja visto.Além de ser perigoso, rodar com faróis e lanternas apagados ou queimados pode resultar em multa, pois, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o carro nessas condições é considerado infração média, passível de penalidade de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Muito por conta desse problema é que em vários países, como os europeus, por exemplo, é obrigatório o uso dos faróis acesos em período integral, seja de dia ou de noite. Por aqui, atualmente, a lei obriga o uso contínuo dos faróis baixos e/ou luzes de rodagem diurnas (DRLs) em estradas durante o dia.
O que fazer? A recomendação da Webmotors é bem simples: acenda os faróis. Como aqui eles são obrigatórios nas estradas, não custar nada rodar com eles acesos também na cidade, não é?
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