O que é o passe no disco de freio? É seguro?

Esse procedimento de retifica é utilizado para prolongar a vida útil do equipamento, mas há restrições ao seu uso

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Guilherme Silva
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Os discos de freio são peças feitas de ferro fundido (ou compostos cerâmicos no caso de modelos de luxo e esportivos) essenciais na frenagem do veículo, pois ficam conectados às rodas para gerar atrito com as pastilhas assim que o pedal é acionado pelo motorista. Essa ação faz com que o carro perca velocidade até parar com segurança.

Os discos podem ser sólidos ou ventilados, de diferentes diâmetros e espessuras, de acordo com a aplicação. Mais simples, os sólidos esquentam com maior facilidade. Geralmente são utilizados no eixo traseiro ou em veículos leves. Já os discos ventilados possuem superfícies separadas, que permitem a circulação de ar e, consequentemente, levam à redução da temperatura do sistema de freios.

Esses discos duram, em média, 60 mil quilômetros. Após essa quilometragem, é recomendada a substituição dos componentes por outros novos, mas muitos motoristas, para economizar dinheiro, preferem recuperá-los com um processo de retífica popularmente chamado de “passe”.

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Disco de freio dura em média 60 mil quilômetros, quando é recomendada a troca
Crédito: Divulgação

O que é o passe no disco de freio?

A finalidade do passe é aplanar ou desempenar os discos de freio. O procedimento, feito em um torno mecânico apropriado, retira camadas de material de ambos os lados do disco para corrigir as superfícies já desgastadas pelo uso no veículo. Em alguns casos, o procedimento pode ser feito em apenas uma parte do componente.

Quais são os riscos de fazer o passe?

Se os discos estiverem muito desgastados, o passe pode provocar rachaduras que comprometem a integridade da peça. Com isso, o disco pode se quebrar durante a frenagem e até provocar um acidente por perda de controle do veículo.

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Se disco estiver muito desgastado, o passe pode provocar rachaduras que comprometem a peça
Crédito: Divulgação

Como identificar problemas nos discos?

Trepidação no pedal de freio é uma das maneiras mais comuns de descobrir se está na hora de trocar os discos. Mas é importante frisar que esse fenômeno também pode ser provocado por problemas em outras partes do carro, como rodas e suspensão.

Geralmente, se o defeito está mesmo no freio, isso acontece por conta do desgaste dos discos, que tendem a empenar quando estão muito finos ou o material de fabricação não é de boa qualidade.

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